Atividade aeróbica x Tabagismo

atividade aerobica

O meu pior sintoma de abstinência do cigarro é a irritação, pra mim ele é muito maior do que a fissura. É justamente este sintoma que me fez fraquejar todas as outras vezes. Por isto estou buscando formas de lidar com a irritação crescente do primeiro mês sem fumar. Uma das dicas que recebi no grupo anti-tabagismo para controlar esta irritação e ansiedade é praticar alguma atividade física aeróbica próximo ao momento do surto.

O exercício aeróbico ou cardiovascular usa os grandes músculos das pernas e dos braços, eleva o ritmo cardíaco e acelera a respiração. Fortalece o coração, diminui a pressão sangüínea e melhora a circulação. Resumindo: é tudo que um fumante poderia querer incluir em sua rotina ao se privar do vício e buscar uma vida mais saudável.

Atividades como natação, caminhada, correr, andar de bicicleta e pular corda são algumas opções de exercícios aeróbios. Converse com o seu médico pra saber qual deles é ideal para você no momento.

Nas minhas tentativas anteriores já pratiquei natação, caminhada e corrida. É impressionante como o uso do nosso pulmão para respirar conscientemente provoca mudanças no nosso estado de espirito. Logo nas primeiras semanas praticando estas atividades já passei a sentir uma vontade menor de fumar e de beber aquela cervejinha no happy hour (um bônus extra) já que esta cerveja sempre vem acompanhada de um maço a mais de cigarros no meu dia.

Esta mudança inicialmente sutil na nossa vontade tem a ver diretamente com a prática de atividade física aeróbica. Uma vez que influencia diretamente no controle do humor, liberando substâncias como a serotonina que atua como ansiolítico e antidepressivo – Fantástico! Já que a abstinência pode deixar o fumante ansioso e deprimido. – além de promover uma sensação de prazer que tende a permanecer mesmo depois que terminamos o treino.

Em que pé estou? 

A bola da vez é pular corda. Estou com um ritmo de trabalho muito puxado. E gostaria de uma atividade física que pudesse praticar 3 vezes ao longo do dia. O meu plano é que no momento de maior irritação lá pelo terceiro e quarto dia eu já esteja habituada a pular corda e uma sessão de alguns minutos ajude a extravasar esta energia negativa que explode em forma de briga e grosseria. Já comecei a dar os meus pulos. Não esqueça de alongar bem as panturrilhas =]

Pra quem quiser ler um pouco mais sobre os benefícios da prática de atividades aeróbicas: http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/98/artigo215712-1.asp/

E se você quiser deixe um comentário contando sua experiência? =]

Este post foi publicado originalmente em 5 de novembro de 2015, acontece que as plataformas param de mostrar o conteúdo por que consideram que ele ficou velho… Compartilhar minha jornada foi essencial para que eu conseguisse largar o vício do cigarro, por isso estou revisitando esta parte da minha história e convido você que quer se livrar do cigarro em 2021 a me acompanhar por aqui. Toda segunda-feira vou compartilhar como foi meu processo de para de fumar.

Publicado por Keylla García

Terapeuta integrativa apaixonada por Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa. Estuda e desenvolve técnicas para o controle e alívio do estresse desde 2021. Escritora, bióloga, fotografa, videomaker, webdesigner... uma pessoa que segue, confiantemente, em direção aos seus sonhos.