Lidando com o tédio

Parar de fumar esta sendo uma viagem de auto-conhecimento. A cada dia que passa reconheço um novo gatilho que me levava a acender um cigarro.

Este último domingo foi o nosso sétimo dia sem cigarro. Fizemos o almoço na casa da mãe do Sergio (lasanha de beringela com Bife a rolê). Por mais que eu adore cozinhar no meio dos preparativos (picando os tomates, cebolas, pimentões, beringelas…) me bateu uma preguiça, um tédio… Uma vontade de fazer uma pausa ir ali na varanda e fumar um cigarrinho.

Nada de mais sabe… Algo que eu sempre fiz. Mas neste dia não fiz. Haja balinhas de caramelo de chocolate com menta. Elas foram a minha válvula de escape do domingo. Depois do almoço a gente curtiu uma horinhas preguiçosas em família e foi pra casa.

Já em casa o tempo foi passando e fui sentindo um tédio cada vez maior… Olho pro Sergio e vejo a mesma carinha um pouco triste um pouco de saco cheio… Eu estava sentindo um vazio enorme. Chamei ele pra dar uma volta a pé, ele completou sugerindo um açaí… nos distraímos por quase duas horas e o humor foi voltando ao normal.

Estou contando os dias e contando as vitórias, espero que a gente consiga se manter livre do cigarro. Parar junto é difícil, parar sozinho também.

Eu ainda acho o cigarro algo incrível! E talvez este sentimento nunca mude… É a melhor droga permitida na nossa sociedade. Amplamente aceita, pode ser usada desde a hora que você acorda até a hora que vai dormir. É uma companhia quando estamos sozinhos, quando estamos inseguros, quando estamos ansiosos, felizes, tristes… É uma droga que consegue se fazer presente e necessária em todos os momentos, TODOS!

Mas retomando o que eu disse no inicio sobre parar de fumar ser uma viagem de auto-conhecimento. Tem sido muito prazeroso entender o meu vício. Entender minhas inseguranças, ansiedades, meus gatilhos e não fumar. Ter controle sobre minhas ações…

 

Publicado por Keylla García

Terapeuta integrativa apaixonada por Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa. Estuda e desenvolve técnicas para o controle e alívio do estresse desde 2021. Escritora, bióloga, fotografa, videomaker, webdesigner... uma pessoa que segue, confiantemente, em direção aos seus sonhos.