Parar de fumar é fácil… É só querer!

raiva1

Você que esta querendo parar de fumar ou já parou e esta tentando se manter firme sem o cigarro como eu =] já deve ter ouvido algumas frases parecidas com essa: “Pra parar de fumar basta ter vontade de parar de fumar!”. Essa frase pra mim é tão desnecessária!!! Com certeza a primeira coisa que a gente tem que ter claro na nossa mente é a vontade. Tem que querer muito parar de fumar. Sabe por quê? Porque é difícil! Se fosse fácil não seria um vício. #prontofalei

Além disso as pessoas podem apresentar uma pré-disposição genética que as deixem mais ou menos propensas ao vício da nicotina que outras. Ou podem estar tentando parar em um momento em que estão fragilizadas por outros motivos. Parar de fumar não é igual pra ninguém. Por isso quando me dizem algo do tipo – “Pra parar de fumar basta ter vergonha na cara” – eu penso: – Nossa amigo! Já ouviu falar na palavra empatia?

No meu último ano eu fui muito falante. Desde o segundo semestre de 2014 que eu contei pra todo mundo que pude todas as vezes que tentei parar. Disse também tudo que eu estava fazendo pra parar de fumar. Compartilhei todas as coisas que fui lendo a respeito… E eu acabei ouvindo muitas pérolas de pessoas que pararam de fumar a muito tempo e a meu ver acabaram se tornando um pouco insensíveis em relação aos fumantes de hoje.

Não sei se com o passar do tempo os não-solidários esquecem como foi difícil ficar sem fumar cigarros naquele primeiro dia, semana, mês, ano… Ou se realmente foi tão fácil para eles terem apenas “força de vontade” que agora são incapazes de compreender a dificuldade de quem tenta e falha tantas vezes como eu falhei. No final das contas não adianta só ter força de vontade pra parar de fumar. Se o que você esta fazendo não esta funcionando, tente de outro jeito! Pode demorar um pouco mais de um ano como foi pra mim. Pode demorar o tempo que for. Pode não ser tão simples, pois pra cada pessoa é de um jeito. Talvez você precise de ajuda, talvez recorra a remédios, grupos de apoio… Não importa a forma como você vai conseguir o que importa é não desistir de tentar.

 

Publicado por Keylla García

Terapeuta integrativa apaixonada por Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa. Estuda e desenvolve técnicas para o controle e alívio do estresse desde 2021. Escritora, bióloga, fotografa, videomaker, webdesigner... uma pessoa que segue, confiantemente, em direção aos seus sonhos.