Om Namo Narayanaya

Neste post vou abordar duas questões: Qual o significado do mantra Om Namo Narayanaya? E como este mantra se relaciona com o conceito de Tao do Taoismo?

O significado do mantra Om Namo Narayanaya

“Om” significa Consciência primordial, a Unidade, é Lakshmi-Narayana, o divino. Neste ponto Om se assemelha muito ao conceito de Tao. Assim como Lakshmi-Narayana podem ser percebidos como a forma dual de expressão da Divindade, Yin e Yang. Tao é descrita no Tao Te Ching de muitas formas, entre elas: fenda misteriosa, consciência cósmica, raiz anterior a Deus.

“Namo” é o mesmo que Nama ou Namaha – estas variações surgem (em termos gramaticais) dependendo de onde a palavra é utilizada na frase. Por exemplo: em Om Namo Narayanaya e Om Narayana Namaha – ambas as frases estão corretas. Dividindo a palavra Namo temos Na = não e Mo = Meu, ou seja não-meu. Namo também significa “demonstro meu respeito, ofereço minha saudação”.

Em Narayanaya temos “Nara” com o sentido de imperecível, eterno – uma qualidade inerente ao Divino. “Nara” também significa humano, por isso faz referência a algo que seja eterno nos seres humanos.

No estudo da tradição antiga chinesa a água é vista como um elemento fascinante. E seu ideograma é muito semelhante ao ideograma de eterno.

Observe a água no planeta Terra, ela esta presente na Terra desde sempre, salvo quando um meteorito cai na Terra trazendo em seu interior um pouco mais água. Toda a água que existe hoje, existe desde antes de você nascer. Existe em constante movimento e transformação – é só observar o ciclo da água no planeta para perceber a mobilidade e adaptabilidade da água. Ela esta presente nos mares, evapora com o sol e passa a compor as nuvens, se desloca com o vento e abastece as nascentes, segue seu curso em riachos e rios, se aprofunda nos lençóis freáticos, em grutas. É encontra em poços, se acumula em lagos e mananciais, percorre seu caminho até novamente desaguar nos oceanos.

Tudo o que possui vida possui em seu interior água. Os seres humanos são constituídos por 70% de água, sendo esta água a mesma água do início da evolução da vida na Terra. Com a devida licença poética eu poderia dizer que os seres humanos são mais uma forma de transformação e movimento da água no planeta.

Vamos voltar ao significado de Narayana onde “Nara” significa eterno e ao mesmo tempo humano e “Ayana” pode significar: jornada, objetivo da jornada, descanso no lugar. Assim podemos concluir que quando uma pessoa entoa o mantra Om Namo Narayanaya esta reverenciando a jornada daquilo que é eterno e humano em dentro de si e que não lhe pertence, por ser não-meu “Namo”.

Há milênios atrás estas civilizações vizinhas índia e China estavam contemplando as mesmas constantes e forças de luz cada qual com seu vocabulário próprio. É lindo ver estas semelhanças nas culturas orientais.

Algumas curiosidade sobre o mantra Om Namo Narayanaya

Om Namo Narayanaya é considerado um Maha Mantra: Um mantra excelente. Da mesma forma os mantras Om Namah Shivaya, Gayatri Mantra e Hare Krishna também são considerados um Maha Mantra.

Entre os benefícios de um mantra encpntra-se: o fato de acalmar mente, proporcionar que os pensamento se aquietem, estabelecer uma conexão da pessoa com o momento presente e proporcionar uma sensação de bem estar.

No caso deste mantra específico existe também um senso de conexão com outros seres humanos, pois Om Namo Narayanaya é entoado em diversas cidades ao redor do mundo sempre às 21 horas. Se você pensar que sempre é 21h em algum lugar do globo este é um mantra que pode te permitir sentir esta conexão com outras pessoas mesmo que no país que você esteja ainda não seja 21h no relógio.

Eu cheguei a este mantra numa época em que buscava encontrar um mantra para minha pratica de meditação. Queria um mantra que tivesse um significado profundo de conexão com o cosmos. Um mantra com o qual eu me identificasse intimamente com a sonoridade e melodia.

Já haviam me dito que um mantra pessoal deve ser dado ao iniciante na pratica de meditação por um mestre. Eu já havia feito duas iniciações e recebido dois mantras distintos com os quais não estabeleci uma grande afinidade, os mantras não pareciam ser meus. Durante a minha busca me deparei com uma página que descreve de forma primorosa vários aspectos do mantra Om Namo Narayanaya.

Se você se interessa por entre mantra, eu lhe recomendo fortemente que visite o site: http://www.om-namo-narayanaya.org

Existiu um mestre chamado Sri Ramanuja que quando ainda era discípulo de outro mestre ao receber o ensinamento secreto sobre o mantra Om Namo Narayanaya não se conteve e resolveu compartilhar esta sabedoria com as pessoas comuns, sendo reconhecido posteriormente pelo seu mestre como aquele que viria para salvar as pessoas simples. Até então este mantra secreto era passado de mestre para discípulo ao pé do ouvido, apenas para pessoas escolhidas. Essa história acalmou o meu coração frente a necessidade de ter um mantra pessoal dado por um mestre.

É bom ter um mestre, mas é bom ser mestre de seu próprio caminho. – Provérbio Chinês

Por isto, se este mantra te toca, abrace-o que ele possa lhe fazer tão bem quanto faz para mim.

Publicado por Keylla García

Terapeuta integrativa apaixonada por Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa. Estuda e desenvolve técnicas para o controle e alívio do estresse desde 2021. Escritora, bióloga, fotografa, videomaker, webdesigner... uma pessoa que segue, confiantemente, em direção aos seus sonhos.