Hexagramas Kan e Yi – Como lidar com situações difíceis que não podem ser evitadas?

Na madrugada de sábado pra domingo consultei o I Ching sobre meus medos e inseguranças em relação a probabilidade de ter uma doença autoimune. Escolhi deliberadamente ler o Hexagrama Kan, ao invés de sortear com moedas como costumo fazer…

Porque escolhi este Hexagrama? Estou prestes a completar 36 anos (em março), na medicina chinesa as mulheres vivenciam ciclos distintos de sete em sete anos. Dos 35 para os 36 estou concluindo o ciclo do metal e mergulhando no segundo ciclo da água. Todas as pessoas nascem no ciclo da água e percorrem os 5 elementos da Medicina Tradicional Chinesa (água, madeira, fogo, terra, metal), as mulheres em ciclos de 7 anos e os homens em ciclos de 8 anos.

Meu segundo encontro com a água é duplo, pois ao mesmo tempo em que eu retorno ao Reino Mutante da Água, no Octograma de Fu Xi, também me encontro com o sexto trigrama – o abismo da água. Por isso, senti a vontade de ler o Hexagrama formado pelos dois trigramas água.

Na China tem um ditado que diz assim, não importa qual o carro que te levará ao destino, o importante é chegar. Quando você lê um Hexagrama, sem sortear, buscando orientação, você não recebe informações sobre qual linha consultar, por isso eu li a decisão e os comentários de Confúcio sobre a decisão e sobre o símbolo do Hexagrama de Kan, água sobre água. E não li as linhas escritas pelo Duque de Zhou, nem os comentários sobre as linhas. Também li as anotações do mestre Taoísta Alfred Huang na versão do I Ching traduzida por ele.

Kan significa cair em um poço; cair na escuridão; cair sem se afogar; estar em perigo, mas sem estar perdido. Apesar do perigo, há esperança.

Kan também simboliza a Lua uma divindade chinesa que representa o pequeno yin. A Lua é uma das principais divindades da China antiga, ao lado do Sol pequeno yang, do Céu grande Yang e da Terra grande Yin.

Da observação das fases da Lua surgiram os princípios de mutação e da continuidade da mutação: as bases do I Ching. Yin e yang são opostos interdependentes. Em constante mutação e transmutação.

Para os chineses antigos a água sempre esteve ligada a dificuldades e perigos. Kan – escuridão, representa uma situação repleta de dificuldades ou perigos.

Para o I Ching, por mais perigosa ou obscura que seja uma situação, quando a pessoa é capaz de seguir a Tao do Céu (o caminho do Céu) pode passar por essa situação com a mesma segurança que a água passa por uma grota.

A decisão de Kan diz:

“Dupla escuridão
Seja sincero e verdadeiro
Confie no coração e na mente
Próspero e tranquilo
As ações serão honradas”

Nos comentários de Confúcio ele diz: “nunca perca a autoconfiança”;

Os firmes estão nas posições centrais, as ações serão honradas, prosseguindo haverá êxito.”

Desde que comecei a suspeitar de uma possível doença autoimune ligada a intolerância alimentar, parei de consumir alimentos com glúten e com lactose, parei de consumir refrigerantes. Voltei a tomar ômega 3, vitamina D, vitamina C, glutamina, cúrcuma, própolis – suplementos com ação antiinflamatória. Tem pouco tempo que tudo isso começou, foi dia 21/12/2019.

Desde então, li alguns artigos científicos sobre a doença celíaca e doenças autoimunes, conversei com a minha mãe sobre as doenças autoimunes que ela têm. Marquei algumas consultas médicas. Voltei a meditar regularmente  e a praticar qi gong. Passei a escrever aqui no blog sobre o que estou vivendo. Comecei a agir.

“Pessoas que governam tiram vantagens das situações perigosas para proteger seus domínios. É grande, de fato, no momento adequado tirar vantagens dessas situações perigosas.”

Acredito que a vantagem que posso obter  ao vivenciar este momento é parar de adiar atitudes de autocuidado, tem mais de 10 anos que sonho em ter uma alimentação saudável, sonho em praticar uma atividade física regularmente, sonho em meditar todos os dias, em práticar yoga todos os dias… sonho, sonho e sonho – enquanto me saboto e não persisto em cultivar estes novos hábitos.

“A pessoa sábia cultiva e prática a virtude constantemente e interage por meio do ensino.”

Em 2019, iniciei o curso de 3 anos em Acupuntura na Escola Neijing. Desde então, tenho me dedicado ao estudo de livros clássicos chineses como o Tao Te King, o I Ching e o Nei Jing – livros que tratam basicamente sobre virtudes, sobre um estilo de vida moderado, sem excessos.

Em 2019 tive a oportunidade de diversificar meus trabalhos como filmmaker que consistiam quase que totalmente em filmes de casamento. Com o adiamento dos eventos em função da pandemia pude perceber que freelas em trabalhos institucionais e a produção de video-aulas poderia fazer mais sentido pra mim agora, assim como a produção de conteúdo no youtube.

O tema principal do hexagrama Kan é: Como lidar com situações difíceis que não podem ser evitadas? Alfred Huang é muito bondoso ao sugerir 6 ações em suas anotações.

1) mantenha a calma e uma atitude positiva;

2) seja cauteloso e confiante;

3) pense em como impedir que a situação piore;

4) depois, procure uma maneira de solucionar o problema;

5) saiba que sempre é possível transformar situações ruins em algo positivo;

6) mantenha a confiança e acalme a mente e o coração.

A simplicidade das máximas presentes no I Ching, sempre me impressionam. Por mais bobo que possa parecer, ao avaliar cada um destes 6 conselhos eu percebo que o que eles propõem é uma forma de interpretar a vida, de resignificar as coisas que nos acontecem. Se isto vai evitar a situação ou reverter, é algo que preciso pagar para ver. No entanto, é nítido que, interpretar a vida de forma positiva, buscando aprender com a situação, solucionar e ao mesmo tempo mantendo calmo o coração e a mente é mais leve do que cair em desespero numa situação que não pode ser evitada, ouso dizer que talvez essa visão de mundo por si só já seja benéfica.

No I Ching cada Hexagrama possui um hexagrama correspondente, que é formado pelas linhas 2, 3 e 4 e pelas linhas 3, 4 e 5 do Hexagrama consultado. De acordo com Alfred Huang o Hexagrama correspondente guarda o significado oculto do hexagrama consultado.

No caso de Kan o Hexagrama correspondente é Yi – Nutrição. Yi é formado por Montanha sobre Trovão. Coincidências a parte, Yi – fala sobre a nutrição que mantém as pessoas em boa forma. Fala sobre ter ciência de como nutrimos os outros, como nutrimos a sociedade e ao mesmo tempo fala sobre prestar atenção ao que comemos e bebemos.

A Decisão em Yi diz:

“Nutrição

Perseverança e retidão: boa fortuna
Observe a sua nutrição
Preste atenção ao que está em sua boca

Observar como você nutre os outros é observar o que você nutre. Prestar atenção ao que está em sua boca é prestar atenção em como você se nutre.

“A pessoa sábia é cuidadosa com suas palavras e moderada no comer e no beber.

Kan e Yi foram muito acertivos na minha busca por orientação. Eu sempre anoto as informações das minhas consultas, assim como as minhas percepções da leitura e enquanto a inquietação persiste volto a reler o texto e refletir sobre a sorte.

Tirar a sorte é como vislumbrar um portal de possibilidades, nem sempre percebemos tudo que está no quadro. Cabe a quem consulta tomar as decisões necessárias, agir ou aguardar. Minha consulta sugere ação, e agir adaptamdo a forma como me alimento, é justamente a base para o tratamento da doença céliaca que consiste em aderir uma dieta sem glúten.

De toda forma, estou no princípio da busca por respostas, pela manhã tenho uma consulta com o gastroenterologista, espero que este seja um passo acertivo no sentido do diagnóstico.

1 comentário

Os comentários estão encerrados.