Os líquidos e os sabores – uma experiência de jejum

Na medicina chinesa cada um dos 5 reinos mutantes possui um sabor. Em equilíbrio o sabor nutre e tonifica os órgãos, entranhas e as estruturas pertencentes aquele reino.

Na minha busca pelo diagnóstico de uma possível doença autoimune, tive de fazer uma dieta líquida por 24 horas, como preparatório de um exame de raio x da região das articulações sacroiliacas.

Optei por consumir cada um dos cinco sabores na seguinte ordem:

Pela manhã tomei um café puro, apreciando o sabor amargo que pertence ao reino do fogo e nutre o coração e o intestino delgado.

Na hora do almoço tomei um chá de gengibre com erva doce, adoçado por uma colherinha de mel. Neste chá apreciei o sabor adocicado do reino mutante da terra, tonificando o baço-pâncreas e o estômago. E o sabor picante do gengibre que nutre o reino mutante do metal e por isso tonifica os pulmões e o intestino grosso.

A minha idéia inicial seria apreciar cada um dos sabores em separado, mas fez sentido unir alguns sabores sem deixar nenhum deles sobressair ao outro, e assim percebe-los individualmente.

O próximo reino é o da água, dos rins e da bexiga. O sabor que nutre este reino é o salgado. Para apreciá-lo optei por um gaspacho, um suco de tomate bastante líquido e cuado. O gaspacho também tem a acidez do tomate que nutre o reino mutante da madeira, nutrindo o fígado e a vesícula biliar.

E assim completei o ciclo de geração dos 5 reinos mutantes, experimentando ao longo do dia os sabores: amargo, doce, picante, salgado e ácido.

A água foi consumida livremente durante o dia, e eu aproveitei a oportunidade para praticar qi gong, meditação e refletir sobre textos clássicos chineses, li o Hexagrama Guan, Observação do I Ching e a poesia 46 do Tao Te King.

Publicado por Keylla García

Terapeuta integrativa apaixonada por Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa. Estuda e desenvolve técnicas para o controle e alívio do estresse desde 2021. Escritora, bióloga, fotografa, videomaker, webdesigner... uma pessoa que segue, confiantemente, em direção aos seus sonhos.