Bem-vindo ano do Boi de Metal YIN!

12/02/2021 é o ano novo chinês! Estamos entrando no segundo ano de um ciclo de 12 anos. Por isso para entender o que significa o ano do Boi em 2021 é importante recapitular 2020 e entender o que foi o ano da Rata de Metal YANG.

Na Medicina Tradicional Chinesa o elemento Metal com aspecto YANG esta ligado ao intestino grosso, por isso em 2020 a Rata eliminou tudo o que era preciso eliminar na sua vida.

2020 foi um ano que pediu para que cada pessoa restituísse ao ambiente e ao coletivo, o que não servia mais. O que não serve para você pode servir para outra pessoa, isso foi visível nos términos de relacionamento, de contratos de trabalho, mudanças de casa, e na mudança de governo nos EUA 🙏✨… O intestino grosso é o órgão que absorve a última gota de água do seu corpo, a última gota de essência, ele seleciona o que fica com você e o que vai para embora.

O ano da Rata colocou o mundo inteiro para se mover e se adaptar a uma nova realidade. Algo externo fez você se movimentar. A Rata é um animal emblemático chinês que é movida pelos desejos. Por isso muita gente se perguntou o que estava fazendo com algum aspecto da sua vida. Essa pergunta sobre a identidade foi importante em 2020 e trouxe você para o lugar onde você esta agora.

Acontece que o Lugar onde você esta agora, o Lugar propriamente dito é muito importante para o animal emblemático do Boi.

A Rata de Metal YANG trouxe o desapego, e te levou ao encontro com os seus desejos mais profundos. Foi um ano de escolha o tempo todo. Foi um ano que voou. Um ano que, por um lado tirou muito de você e por outro abriu espaço para você perceber a responsabilidade que você tem com a suas escolhas.

🥠✨ Saiba que as vivencias que você teve no ano da Rata precisam de tempo para serem digeridas.

A Rata de Metal YANG, esvazia e libera espaço para o Boi de Metal YIN respirar, e o Metal YIN esta intimamente relacionado com os pulmões, o movimento do ar através da respiração, é também o movimento do Chi – da sua energia vital. É também sua fonte de inspiração.

🥠✨ A inspiração é o alimento cósmico para o ano do Boi de Metal YIN.

O Boi passa 50% do dia ruminando, mastigando, se alimentando. O Boi passa 50% do dia transformando alimento em energia. Por isso é um ano para você nutrir vários aspectos da sua vida.

O Metal na Medicina Chinesa esta ligado a lembrança do futuro. É a manifestação de uma memória que existe na sua Alma e que é capaz de guiar seus passos neste novo ciclo.

As escolhas feitas por você no ano da Rata de Metal YANG vão influenciar este ciclo de 12 anos que começou em 2020 e a forma como você trabalhar em 2021 também.

Só que não se engane, o trabalho no ano do Boi, não é a sua profissão. O trabalho no ano do Boi são as tarefas diárias e cotidianas. São aquelas coisas que você precisa fazer todo santo dia: se alimentar, respirar, se exercitar, cuidar da casa…

É um ano introspectivo para trabalhar o interior, para cultivar hábitos e para construir a vida que você quer viver.

No ano do Boi moram todos os erros do mundo e justamente por isso não existe erro algum. É um ano para observar e refletir, para ser sincero e aproveitar os momentos de introspecção e assim cultivar o autoconhecimento. É um ano para você aprender a lidar com os seus erros, e você só aprende isso se permitindo errar.

🥠✨ Quem aproveita bem o ano do Boi constrói algo sólido com seu próprio esforço, num trabalho diário constante e persistente.

Energeticamente o Boi é um animal que ultrapassa o Tempo. Ele te conecta com a sua ancestralidade e com o seu futuro. O tempo do Boi é um tempo atemporal. As pessoas nascidas nos anos do Boi são sempre jovens e sempre velhas.

O Boi é essencialmente ligado ao elemento da Terra na Medicina Chinesa, é por isso que tudo o que você cultiva no ano do Boi tem potencial para crescer e frutificar.

Este ano permite que você veja o que tem de mais virtuoso e mais bondoso dentro de si mesmo e dentro dos outros. É um ano para ser sincero e honesto em suas palavras e atitudes.

Neste ano é importante cultivar pequenos hábitos de fé. Pode ser a prática diária da meditação, ou anotar uma gratidão por dia, por ser um ano lento e introspectivo a fé vai ajudar você a ter persistência. Talvez seus projetos e sonhos não floresçam tão rápido quanto você gostaria, mas saiba que na hora certa vão florescer. Pratique a resiliência.

Neste ano temos uma conexão com a Terra e uma conexão com nossos ancestrais. É um bom ano para você lidar com questões relacionadas com a sua mãe, pois o útero foi o primeiro lugar do Boi, e o lugar é muito importante para o Boi, lembra?

🥠✨ Cada passo é transcendente. Cada instante é uma eternidade. O tempo do Boi é agora. O tempo do Boi demora, não tem lugar para a pressa, nem para ir com sede ao pote, é preciso respeitar o ritmo lento do Boi.

O Boi é persistente, constante e perseverante. Em desequilíbrio o Boi é teimoso.

O Boi é muito tolerante, docil, fiel. Ele aguenta calado, e guarda tudo até uma hora em que ele explode. O Boi demora a perdoar.

🥠✨ Por isso não guarde as mágoas este ano, porque elas podem durar uma eternidade, e na hora que vier a gota d’água a sua reação pode ser desproporcional. Converse sobre conflitos, resolva as mágoas e pratique o perdão o ano todo.

Fique atento para dois aspecto do ano do Boi: por um lado este ano vai te mostrar que os seus projetos são construídos com esforço próprio e por outro lado você pode achar que consegue fazer tudo sozinho, sem precisar de ninguém, não se engane, ninguém faz nada sozinho.

🥠✨ A realização do seu propósito só depende do seu esforço próprio, da sua persistência e do seu trabalho cotidiano.

Por ser um Boi de Metal YIN este é um ano de trabalho interno, introspectivo, dentro da própria casa, nos hábitos cotidianos. Ninguém bebe água por você, ninguém se exercita por você, ninguém come por você, ninguém respira por você, ninguém perdoa por você, ninguém medita por você.

A energia cósmica do ano é a Umidade: a energia mais lenta que temos no nosso corpo. Umidade enquanto energia cósmica pode levar a uma grande obsessão gerando estagnação. As suas reflexões devem te levar ao movimento, a uma decisão seguida de uma ação e não a um sentimento de estagnação. O Boi movimenta a reflexão através da arte e lida com seus erros através do riso.

🥠✨ Riso, bom humor, e alegria vão auxiliar você a passar pelo ano do Boi, a lidar com seus erros e a não se cobrar de mais.

🥠✨ Todo ano do Boi é um ano de muito trabalho, mas o trabalho do Boi não tem o sentido de profissão, o trabalho do Boi é o fazer cotidiano. A sua profissão é uma circunstância da vida.

O Boi é energeticamente muito grande, neste ano teremos tempo para ir e voltar internamente nas questões. Pra quem é acelerado pode gerar uma sensação de castigo e sofrimento, mas não deve ser visto dessa forma. É o tempo do Boi.

🥠✨ 2021 representa o início do seu trabalho interno e o começo de um trabalho é sempre a parte mais importante.

Silêncio e solidão são aspectos que aparecem na casa do Boi de Metal YIN. Vão existir grandes espaços de silêncio e grandes espaços de solidão. São uma possibilidade de você perceber que a quietude do exterior permite guardar energia para o que acontece no seu interior.

Existe uma possibilidade de nutrição muito real este ano. E este é um aspecto muito importante para se atentar.

Através da respiração você alimenta sua mente (atividades aeróbicas, práticas de meditação, Tai Shi, Qi Gong e Yoga são formas de se conectar com sua respiração e nutrir a mente).

O que você come nutre o seu corpo (repensar suas escolhas alimentares pode influenciar ativamente sua qualidade de vida, fortalecer seu sistema imunológico e aliviar sua carga de estresse.)

O que você sente, e como você lida com suas emoções afetam diretamente sua mente e seu corpo (cuide de suas emoções, não guarde mágoas, pratique o perdão e a gratidão, cuidar das emoções é estar atento para algo que influência diretamente seu bem-estar físico e mental).

🥠✨ Tem muito trabalho o ano do Boi, e muitas possibilidades cósmicas, desejo que você possa encontrar no fazer cotidiano um significado sagrado, pois encontrar o sagrado na rotina, transforma cada passo que você der em um instante dentro da eternidade.

Gostou deste conteúdo? Então envia ele para alguém que vai gostar também.

Publicado por Keylla García

Terapeuta integrativa apaixonada por Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa. Estuda e desenvolve técnicas para o controle e alívio do estresse desde 2021. Escritora, bióloga, fotografa, videomaker, webdesigner... uma pessoa que segue, confiantemente, em direção aos seus sonhos.