O que significa não ter um diagnóstico?

Hoje fui a minha sessão de acupuntura semanal. Contei sobre o retorno na Reumatologista, falei sobre não ter fechado um diagnóstico de Espondilite e me encaminhado para o Ortopedista. Na ressonância magnética apareceu uma pequena lesão na bacia e também indicou uma desidratação nos discos das vértebras L4 e L5. O ortopedista por sua fez, disse que não tenho um problema ortopédico na bacia, me receitou 20 sessões de fisioterapia e disse que após as sessões eu deveria fazer Pilates 2 vezes por semana e aí avaliar: se a dor persistir após alguns meses devo procurar um ortopedista de coluna.

A acupunturista me disse: boa notícia. E eu respondi que continuo preocupada por não ter um diagnóstico conclusivo, com receio da episclerite voltar… Foi aí que ela me apresentou uma linha de raciocínio interessante e que nem de longe tinha passado pela minha cabeça.

“Não fechar um diagnóstico não é necessariamente algo ruim, pode significar que a enfermidade ainda não se acentou no corpo físico, existe uma predisposição, existe algum desgaste, mas ainda sútil, energético, não tem uma doença instalada. E neste caso, é mais fácil de tratar e se cuidar com exercícios, alimentação e práticas de autocuidado.”

Foi mais ou menos isso que ela falou. Estas sessões de acupuntura são um pequeno oasis na minha semana. Me fazem tão bem, acalmam minha mente, aliviam minha dor na lombar e nas sacroiliacas e ainda de quebra aprendo sobre a arte de viver de forma mais leve.

Pra medicina chinesa a enfermidade sempre começa na mente. Uma mente sã, não permite estados de enfermidade. Trazendo um pouco dessa filosofia para a ciência ocidental, se preocupar demais com meu diagnóstico, gerando estresse e ansiedade (coisas que acontecem na mente) influenciam diretamente no meu estado de saúde. E hoje já se sabe que o estresse e a ansiedade promovem uma piora progressiva muitos quadros de doenças crônicas, autoimune e de cânceres.

Pra equilibrar corpos e mente, yoga, qi Gong, meditação, acupuntura, caminhar ao ar livre, beber bastante água.

E você como equilibra corpo e mente?