Eu sempre escutei essa frase de amigas, de colegas, de médicos, de pessoas que falam sem pensar em quem esta ali na frente delas escutando.
Prescrever anticoncepcionais hormonais é uma das justificativas mais utilizadas por quem diz que a pior coisa que pode acontecer com uma adolescente é engravidar.
Minha sugestão para pais, mães e tutores é: leia a bula em voz alta visualizado sua filha adolescente com algum dos problemas que tomar um anticoncepcional hormonal pode causar a ela. Faça esse exercício de visualização em voz alta.
Vou citar 3 coisas que são infinitamente piores que uma gravidez na adolescência: trombose, avc e câncer de mama. Estas 3 coisas podem ser causadas por anticoncepcionais hormonais.
Não sei quanto a você, mas quando leio estas palavras eu prefiro visualizar um netinho do que um velório.
Não estou fazendo apologia a gravidez na adolescência, é preciso acolher a sexualidade nesta idade. É preciso educar as crianças e adolescentes de todos os gêneros sobre o impacto de suas escolhas em suas vidas. É preciso desmistificar o sexo, e ensinar a como evitar infecções sexualmente transmissíveis e também como evitar uma gravidez não planejada.
Sabia que existem métodos não hormonais disponíveis? No mundo conheço três: o DIU de cobre, a camisinha e o Diafragma.
Neste post vou dar ênfase ao Diafragma,por ser o método não hormonal menos conhecido pelas pessoas.
Infelizmente a única fábrica de diafragma do Brasil parou a produção em 2018 negando o método menos invasivo, mais barato e com menos efeitos colaterais para as mulheres brasileiras desde então.
Eu sei disso, pois uso o diafragma desde 2010 e comprei o último 3 meses antes deles serem descontinuados no Brasil.
Quando liguei no SAC da Semina para entender o motivo de largarem mão de um mercado onde não havia concorrência, recebi a seguinte justificativa: a fábrica passou a produzir gel lubrificante e perdeu o interesse em produzir o diafragma.
Perdeu o interesse em atender o mercado de mulheres brasileiras que não querem engravidar, mas também não querem aumentar suas chances de desenvolver câncer de mama, trombose ou ter um avc? É isso mesmo?
Durante a pandemia recebi a informação de que eles voltariam a produzir diafragmas, mas em função da pandemia estavam aguardando um momento melhor para fazer isto.
Este é o nível de comprometimento e interesse que a política publica brasileira e a iniciativa privada tem pela saúde e bem estar das mulheres. É mais fácil repetir como um mantra que a pior coisa que pode acontecer com mulheres jovens é engravidar.
Outros exemplos que sempre vêm a minha mente quando eu escuto que a pior coisa que pode acontecer com uma mulher adolescente é a gravidez, é o estupro e o feminicídio. Ser estuprada ou assassinada por um ex namorado é muito pior do que engravidar na adolescência, não concorda?
Então, onde quero chegar com este textão? Precisamos conseguir enxergar um horizonte mais amplo em relação a gravidez na adolescência, em relação a gravidez não planejada e em relação aos métodos anticoncepcionais disponíveis para as mulheres.
É preciso mudar as políticas publicas que afetam diretamente a vida das mulheres em todas as suas idades.
Hoje é evidente que as leis brasileiras foram escritas por homens e também é evidente que são guiadas por valores morais patriarcais e por isso não conseguem realmente garantir os direitos das mulheres. É urgente parar de repetir frases feitas, é urgente parar de aceitar as opções que são oferecidas no cenário brasileiro como as únicas opções, porque não são. É urgente lutar por mudanças.