36 anos e nenhum botox

Confesso que todas as vezes que fui ao dermatologista nos últimos anos perguntei sobre botox. Tenho curiosidades oras, e tenho alguns questionamentos recorrentes na minha cabeça:

– Quero abrir mão da minha expressão facial? Acho bonito ou acho esquisito testas congeladas e rostos esticados? Se eu não fizer vou me arrepender depois?

A verdade é que eu não acho bonito aquela testa lisinha e congelada, nem em pessoas “jovens”, nem em pessoas “velhas”.

Eu sinto que envelhecer é um pouco assustador, mas ainda assim, toda mudança é sempre um pouco assustadora mesmo. O fato de ser assustador não me convence a congelar a minha testa.

Quando eu penso nas mulheres ao meu redor, eu percebo que eu admiro as belezas naturais. Eu admirou mulheres que sorriem e que riem com todos os músculos do rosto. É por isso que todas essas mulheres tem rugas e linhas de expressão.

Não é que eu julgue as mulheres que fazem botox, não julgo. Eu tenho várias amigas e parentes que fazem, pessoas por quem tenho admiração em outras áreas. Eu apenas não me identifico com o padrão de beleza do botox.

Então por que continuo insistindo e perguntando?

Na última ida ao dermatologista quando eu disse que não tinha certeza se queria abrir mão da minha expressão facial, a médica disse: – Ninguém precisa de mexer a testa para ter uma expressão facial.

– Oi?

Juro que não fez nenhum sentido pra mim. E a médica concluiu, você só vai saber se gosta ou não do botox fazendo. – Sabe essas respostas prontas que deixam que escuta sem uma reação imediata? Estas respostas podem até parecer que fazem sentido numa conversa rápida, mas se tivermos tempo pra pensar no significado da resposta pronta, dá pra ver que é apenas um argumento de venda no final das contas.

Hoje eu conclui que o botox não é pra mim, mas ainda assim, queria fazer alguma coisa… Talvez um peeling no rosto. Alguém já fez?

Publicado por Keylla García

Terapeuta integrativa apaixonada por Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa. Estuda e desenvolve técnicas para o controle e alívio do estresse desde 2021. Escritora, bióloga, fotografa, videomaker, webdesigner... uma pessoa que segue, confiantemente, em direção aos seus sonhos.