# Dia 19 Pratique a gratidão

🤸🏻‍♀️✨ Um exercício simples de autoconhecimento, responda:

– O que te trás alegria na sua vida? Pense em 3 situações, atitudes, momentos ou talvez pessoas que estão presentes na sua vida e que contribuem pra sua felicidade.

🍪 Pode ser uma pessoa que sempre te faz rir, ou tem o dom de colocar você pra cima e melhorar o seu humor.

🍪 Pode ser cozinhar, se cozinhar representar um momento de paz e introspecção na sua rotina.

🍪 Pode ser cuidar de um filho, um neto ou um de seus pais.

🍪 Pode ser andar de bicicleta, e passar um tempo ao ar livre.

🍪 Ou quem sabe conhecer pessoas e fazer novas amizades…

🤸🏻‍♀️✨ Não existe resposta certa aqui, é um exercício de autoconhecimento.

🤸🏻‍♀️✨ Muitas vezes o que estressa é viver a vida no modo automático, sem perceber o que te nutre de alegria e o que te nutre de ressentimento. Quando estamos em modo automático, estamos desconectados do momento presente e assim perdemos oportunidades preciosas de experienciar momentos de contentamento que aumentam a sensação de bem estar e relaxamento.

🤸🏻‍♀️✨ Para o # Dia 19 do desafio de 21, 64 e 81 dias para desestressar eu proponho que você pense em pelo menos 3 coisas pelas quais você tem gratidão de ter na sua vida, 3 coisas que fazem parte da sua rotina e que deixam sua vida mais colorida.

🤸🏻‍♀️✨ Agora é só anotar no caderno que coisas são essas e porque elas te nutrem de alegria, escreva que você é grato por elas e pronto a missão do dia 19 esta cumprida.

🥠✨ Praticar a gratidão é algo que você pode fazer sempre que quiser, é um hábito muito positivo de cultivar. Praticar a gratidão diminui o ressentimento ao diminuir o foco da mente nos aspectos da vida que não nos satisfazem e nos coloca mais próximos de viver a vida que queremos viver.

🤸🏻‍♀️✨ Saiba que você pode revisitar este exercício sempre que quiser, o objetivo é que materializar gratidões, seja através da fala ou da escrita se torne um hábito e pra isso acontecer é necessário que você pratique ao longo de toda a sua jornada para desestressar. Vamos lá?