# Dia 24 – Algo extrovertido e ao ar livre

Oi Biscoitinhos 🥠 e Bolachinhas 🍪, tudo bom com vocês? A dica de hoje foi escolhida com a participação de vocês (da maioria). Coloquei uma enquete no instagram pedindo a ajuda da nossa comunidade cósmica e o mais votado foi:

(✨) Atividade ao ar livre x ( ) Atividade em casa.

( ) Algo introvertido x (✨) Algo extrovertido.

🤸🏻‍♀️✨ Por isso, neste sábado a sugestão cósmica pra desestressar é: fazer uma trilha na natureza.

Sabia que o contato com a natureza é algo que acalma a mente e tranquiliza os ânimos?

Existem várias explicações pra isso, a explicação que eu mais gosto é a seguinte: temos uma memória celular evolutiva herdada de nossos antepassados mais distantes – não sei o período geológico exato, mas vou arredondar pra Idade da Pedra ou coisa assim.

Os seres humanos inicialmente existiam ao ar livre, na natureza. Estavam acostumados a viver em espaços abertos. Em observar horizontes amplos, olhar para o céu e se perder entre os trilhões de estrelas e corpos celestes.

Pode até parecer que a civilização que conhecemos atualmente existe a muito tempo, mas evolutivamente não é bem assim.

Essa memória celular é ativada de alguma forma quando passamos um tempo em contato com a natureza e recebemos estímulos como – o vento e a brisa em nossas faces, o barulho das folhas balançando nas árvores, o farfalhar de insetos, arácnidos, pássaros e pequenos animais silvestres, o barulho da água corrente, os raios de sol.

Todos estes estímulos moldaram os cérebros de nossos antepassados e proporcionaram a sobrevivência da espécie humana. Então quando entramos em contato com eles de forma harmoniosa, eles exercem esse poder incrível de tranquilizar nossas mentes e aliviar o estresse emocional da vida moderna.

Gostaram da dica? Então, não esqueça, experimentar passar um tempo na natureza, ao voltar pra casa anote no caderno onde você foi, o que fez e como se sentiu depois de se permitir viver este momento.