# Dia 30 – Como lidar com situações difíceis e estressantes?

Oi Biscoitinhos 🥠 e Bolachinhas 🍪! Tudo bom por ai?

O ano passado terminou pra mim com um desafio enorme e uma busca por um diagnóstico (tem alguns posts aqui no blog sobre isso). Esta questão de saúde, a princípio me deixou muito estressada, mas num segundo momento me fez buscar ajuda e experimentar a acupuntura como terapia para alívio da minha dor lombar. Eu havia concluído o primeiro dos três anos de formação em acupuntura e passava a ser além de aluna, paciente da Escola Neijing.

Com o segundo ano de formação, comecei meu estágio no ambulatório da Escola Neijing e desde então tenho a oportunidade de observar como a vida das pessoas flui, constantemente, alternando entre momentos difíceis e momentos bons. As vezes eu tenho a sensação que com a pandemia todas as pessoas estão passando por um momento difícil… Mas não é bem assim, as coisas não são sempre iguais, elas vão sempre mudando. Este é um dos princípios do I Ching – O Livro das mutações.

É verdade que a maioria das pessoas busca ajuda quando esta em dificuldade, mas como a Acupuntura é uma terapia com excelentes resultados quando utilizada de forma preventiva, sempre tem algum paciente que esta bem, que resolveu sua queixa principal e continua indo a consulta, pois entende como este momento de cuidado é importante para o seu bem estar geral.

Foi assim que após resolver minha dor lombar e viver um breve momento de calmaria como aluna-paciente, a vida continuou mudando e me deu outro motivo de saúde para continuar a jornada de desestressar. Aos 60 dias da minha jornada às vésperas de completar a segunda meta de 64 dias para desestressar a mesma lição, ou eu lido com o estresse e continuo me cuidando ou eu mergulho no estresse e pioro.

Foi assim que me lembrei e resolvi reler o Hexagrama Kan do I Ching.

Este hexagrama é formado por dois trigramas água, alguns autores nomearam este hexagrama de Abismal ou Abismo e outros de Escuridão. O ideograma (desenho antigo que representa este capitulo do I Ching) retrata uma situação de dificuldade, com uma pessoa caindo em um poço. Vou compartilhar um trecho dele aqui:

A escuridão é dupla.
Os perigos sucedem-se uns aos outros.

A água flui e preenche,
Sem acumular, mas correndo.
Passa por lugares perigosos;
Nunca perca a autoconfiança.

Confie no coração e na mente.
Os firmes estão nas posições centrais.
As ações serão honradas.
Prosseguindo, haverá êxito.

(…)

I Ching – Hexagrama Kan (Versão Alfred Huang)

Eu gosto muito de ler e refletir sobre os textos do I Ching, pois neste clássico da literatura Chinesa encontro uma simplicidade profunda que me inspira e me coloca em movimento. O conselho do I Ching para situações duplamente difíceis é:

Mantenha-se confiante: acalme a mente (meditação, yoga, qi gong). Com convicção, fé, cautela e confiança pode-se enfrentar qualquer situação difícil.

Pense em como impedir que a situação piore (as coisas que você pode fazer por você) e depois procure uma maneira de solucionar o problema (busque toda ajuda que você precisar, ninguém precisa passar por nenhuma dificuldade sozinho, o universo coloca pessoas ao seu redor pra te ajudar é só se abrir para encontrar).

Com essas posturas é possível transformar situações ruins em algo positivo. As vezes é necessário esperar por um momento mais favorável para agir, outras vezes é possível realizar pequenas mudanças, pra saber o que fazer você precisa se conectar com seu coração e sua mente, e assim ouvir sua intuição, seu instinto sabe como agir.

Por mais sombria e difícil que seja uma situação, quando a pessoa não perde a autoconfiança; há sempre uma saída. Mas quando a pessoa assume uma atitude negativa não consegue encontrar uma solução. É por isso que o I Ching aconselha a pessoa a cultivar uma postura de autoconhecimento e autopreservação. Reler este texto do I Ching fez todo o sentido para mim. Fez sentido pra você?