# Dia 37 – Quem tem um amigo tem tudo

É até difícil pra mim explicar porque a amizade é tão importante na arte de desestressar. Quando eu penso nas pessoas que são minhas amigas eu lembro dos momentos de risada, de leveza e de descontração. Lembro também dos momentos de descoberta e de experimentação.

Amizade é algo sagrado, é a família que o universo vai colocando na nossa vida ao longo dos anos. Na amizade os laços são laços afetivos, se formam por escolha e se mantém por reciprocidade.

Quando eu vivi o episódio de estresse que me colocou no limite eu instintivamente comecei a acionar minha rede de apoio. Eu mandei mensagem e liguei para amigos, colegas de curso e familiares.

Foram muitas pessoas que me ajudaram quando eu mais precisei e isso só me fez lembrar da importância de nutrir nosso lado social. Depois disso quando as coisas se acalmaram e eu comecei a me sentir menos estressada, continuei nutrido meu lado social, me colocando disponível para ouvir e ser ouvida.

… “Quem tem um amigo tem tudo
Se o poço devorar, ele busca no fundo
É tão dez que junto todo stress é miúdo
É um ponto pra escorar quando foi absurdo
” – Emicida

Se você estiver passando por um momento de estresse, ansiedade ou de depressão, acione sua rede de apoio, não se isole, mesmo quem esta evitando o contato social pode seguir esta dica cósmica. Seja presencialmente ou através de uma chamada de vídeo, crie momentos de lazer ao lado de seus amigos.

🤸🏻‍♀️✨ Eu tenho seguido uma regra simples, se eu lembro de alguém eu mando um oi e puxo papo. Escuto a minha voz interior que me coloca sempre ao lado das pessoas que eu escolhi pra partilhar a vida.