# Dia 38 – Sensopercepção e controle do estresse

Oi Biscoitinhos 🥠 e Bolachinhas 🍪!

Hoje quero apresentar uma técnica que pode te ajudar a se conectar consigo mesmo e ao mesmo tempo relaxar.

Chama-se Sensopercepção ou Experimentação sensorial. A melhor forma de explicar o que é isso é através de um exercício prático. Vamos lá?

🤸🏻‍♀️✨ Onde quer que você esteja eu quero que você acomode-se da maneira mais confortável possível. Você pode fechar os olhos ou manter eles abertos.

🤸🏻‍♀️✨ Sinta o seu corpo em contato com a superfície;

🤸🏻‍♀️✨ Sinta a sua pele em contato com as roupas que você esta usando;

🤸🏻‍♀️✨ Sinta sob a sua pele, quais as sensações que estão aparecendo?

🤸🏻‍♀️✨ Agora mantenha suavemente estas sensações na memória – Como você sabe que está confortável?

🤸🏻‍♀️✨ Quais são as sensações físicas que contribuem para a sua sensação de conforto geral?

🤸🏻‍♀️✨ Conscientizar-se destas sensações aumenta ou diminui a sua sensação de conforto? Observe se isso muda com o tempo;

🤸🏻‍♀️✨ Se estiver com os olhos fechados pode abrir agora, mas antes de se mexer e voltar a fazer o que estava fazendo antes do exercício quero que você observe mais uma vez o conforto que você esta sentindo e desfrute da sensopercepção de se sentir confortável.

Este conceito de sensopercepção pode ser definido como o meio pelo qual experienciamos a totalidade das sensações. Quando estamos no modo automático não percebemos a maioria das sensações físicas que acontecem em nosso corpo.

A sensopercepção pode ser influenciada por nossos pensamentos, mas ela em si não é um pensamento é algo que sentimos.

De acordo com Peter Levine, autor do livro: O Despertar do Tigre – “A sensopercepção é sempre complexa, ás vezes é vaga e é sempre mutável. Ela se move, se altera e se transforma constantemente.”

É uma habilidade humana nata e uma forma eficaz de aprender a ouvir nossa voz instintiva interior (intuição).

🤸🏻‍♀️✨ Se você esta seguindo as dicas cósmicas para desestressar em 21, 64 e 81 dias não se esqueça de anotar no seu caderno o exercício que você fez e como se sentiu ao fazer. Manter um registro por escrito da sua jornada ajuda a tomar consciência das coisas que você esta fazendo por você e das mudanças que estão acontecendo. Fiquem bem!