# Dia 46 É com pausas que a gente equilibra a vida

🤸🏻‍♀️✨ Pausas são necessárias, pausas são merecidas, é com pausas que a gente equilibra a vida.

Estou migrando de profissão. Desde 2012 que trabalho como videomaker com foco em casamentos. Isso significa longas jornadas de trabalho nos finais de semana. Também significa lidar constantemente com a ansiedade dos casais que querem, cada vez mais, que as fotos e os videos gravados sejam editados e entregues no mesmo dia ou no mais tardar no domingo, o dia seguinte.

Havia 3 anos que eu queria desalecerar dessa rotina pra estudar acupuntura. Um curso presencial que acontecia uma vez por mês no final de semana. Me planejei pra 2020. O primeiro mês foi presencial, o segundo foi adiado, o terceiro migrou pro online aula sincrona por conta da Covid-19.

Desde então tenho aprendido na pele a importância de desacelerar, de pausar, de descansar. As coisas boas da vida consideram o tempo, esse imediatismo que te coloca em alerta, em constante estado de estresse simplesmente não faz bem. A ciência e a medicina já comprovaram que o estresse crônico gera inflamação crônica no corpo e nenhum dos dois faz bem pra saúde. Então porque seguimos como sociedade no automático sem questionar?

Eu não tenho essa resposta, tenho apenas a minha decisão de desacelerar e de perceber que viver assim não faz sentido pra mim.

Ontem eu fiz um freela de videomaker para um casamento em Tiradentes. Sai de casa as 9h da manhã e voltei meia noite e 50 minutos. Hoje eu estava, como esperava, muida. Sentido varias dores… ombros, braços, pernas, lombar… um dia azul lindo, que me fez querer pegar leve, tomar um café da manhã demorado, abrir uma cerveja antes do almoço e me permitir descansar. Se não fosse um freela, eu teria de lidar com a seguinte questão: – Meus colegas de profissão editam fotos e um pequeno video de um minuto no domingo para enviar no final do dia pro casal que casou ontem. Devo fazer isso? Posso me permitir descansar?

Compartilho isso com vocês Biscoitinhos e Bolachinhas, apenas como um recorte da minha realidade. O que faz sentido pra mim hoje é buscar formas de desacelerar, se precisa ser imediato, instantâneo e sem tempo, não faz mais sentido pra mim.

Estou em transição, eu sei… toda transformação quando é gradual é mais suave, quando é abrupta pode mudar novamente de novo. Gradual é bom, ter tempo é bom… Buscar sentido é bom e aproveitar o domingo…. aproveitar o domingo também é bom 🤸🏻‍♀️✨