# Dia 49 – Três formas extrovertidas de aliviar o estresse

Oi Biscoitinhos 🥠 e Bolachinhas 🍪! Tudo bem por ai?

🤸🏻‍♀️✨ Uma atividade tem grande potencial de aliviar o estresse quando faz você utilizar a respiração consciente, a criatividade e quando promove interações sociais.

Atualmente estou me aventurando a aprender Kung Fu. Escolhi esta arte marcial por alguns motivos.

🤸🏻‍♀️✨ As artes marciais orientais são atividades físicas integrais que trabalham corpo e mente através de movimentos sincronizados com a respiração. As posturas e golpes de luta e defesa aliviam a tensão e promovem uma linguagem corporal positiva; além disso os praticantes experimentam um senso de pertencimento e comunidade.

Outro motivo para escolher o Kung Fu foi pra ver na prática a aplica de alguns conceitos da medicina chinesa, como o yin e yang e o Qi (energia vital).

🤸🏻‍♀️✨ Dançar é outra atividade que alivia as tensões. Por ser aeróbica esta atividade libera endorfinas melhorando o humor e o bem estar. A dança também trabalha o ritmo e proporciona contato físico quando praticada á dois ou em grupo.

🤸🏻‍♀️✨ Cantar aciona várias partes do cérebro ao mesmo tempo, trabalha a respiração, a concentração, e a coordenação. Estudos mostram que cantar também produz endorfina, além de melhorar a capacidade pulmonar e ativar o sistema cardiovascular.

Todas as 3 atividades podem ser praticadas na modalidade individual, no entanto, quando praticadas em grupo aumentamos o potencial de alivio e gerenciamento do estresse por causa do convívio e interação social.

🤸🏻‍♀️✨ Qual destas atividades te chama mais atenção hoje? Que tal marcar uma aula experimental?

Hoje é o dia 49 da jornada de 21, 64 e 81 dias pra desestressar, quando você experimentar alguma dessas sugestões, não se esqueça de anotar no caderno o que você fez e como se sentiu, ok?