# Dia 57 – Se blindar emocionalmente é balela

Tenho lido e visto frequentemente posts sobre como podemos nos blindar para ser felizes, como blindar nossas emoções para aguentar a pressão no trabalho, como blindar a mente para se livrar da ansiedade… E quer saber de uma coisa?

Eu não acredito nessa balela de se Blindar pra aliviar o estresse ou a ansiedade.

Blindar é o mesmo que se fechar pro mundo. E não tem um exemplo na natureza de animais selvagens lidando com o estresse dessa forma. Pelo contrário, a natureza selvagem é onde podemos observar como a vida lida com o estresse e o alívio do estresse no dia a dia. É lá que eu busco inspiração, pois os animais frequentemente estão tranquilos, passam por um momento de perigo, lutam ou foge e quando estão seguros de novo experimentam novamente a tranquilidade de antes.

Nenhuma zebra faz terapia porque um dia um leopardo tentou comer ela. A zebra lida com o estresse na hora que ele surge, ela vive o estresse de peito aberto com coragem e força e quando escapa ela lida com a paz da mesma forma, novamente esta lá tranquila de peito aberto, atenta, mas relaxada. É isso que precisamos entender e interiorizar. O que a gente precisa pra gerenciar o estresse no dia a dia é de coragem.

É preciso se livrar dessas armaduras blindadas que nos afastam da comunidade que participamos e que nos desconectam das sensações corporais, e das emoções.

Você concorda comigo? Então deixe aqui seu comentário, vem aprofundar essa discussão comigo.