# Dia 60 – Aliviar o estresse é um exercício de autoconhecimento

Reconhecer como você se sente, qual o seu humor ou seu estado de espírito é um grande passo na arte de desestressar.

Quando você não reconhece as sensações que ocorrem no seu corpo e as emoções que transbordam na sua mente, você está vivendo em modo automático. E por isso está mais reativa, as ações se repetem como um padrão de respostas prontas.

Quanto mais você se dedicar a estar consciente do momento que esta vivendo. Quanto mais se dedicar a prestar atenção na sua respiração. Quanto mais se dedicar a criar momentos de descanso, mais espaçadas se tornam as crises de ansiedade e os momentos de nervosismo.

Desestressar é um exercício de autoconhecimento. É uma mudança interna que se reflete no exterior.

Isto não é uma promessa vazia. É a experiência que tive até agora. Desde que me entendo por gente sou ansiosa e fico nervosa com facilidade… mas isso não tem sido mais real. Hoje eu completo 90 dias fazendo pelo menos uma coisa por dia para aliviar meu estresse. Comecei com uma decisão e com um propósito e depois foi preciso persistir.

Se você está se questionando sobre seu nível de estresse e ansiedade, talvez você queira tentar o que testei. Hoje completa 60 dias que comecei a compartilhar as lições que tenho aprendido sobre a arte de desestressar. E uma das lições mais valiosas até aqui é a do poder de decidir mudar.

Me conta nos comentários como posso te ajudar a aliviar o estresse essa semana?