As Verdades e mentiras sobre a leitura aliviar o estresse

Aliviar o estresse é sobre criar espaços no seu dia Bolachinhas.

Espaços, pausas ou momentos se preferir.

Quando você cria situações que te permitem focar a atenção por um certo tempo, e neste tempo seguir uma linha de raciocínio ou aprender algo novo, você na verdade está dando tempo para o seu cérebro relaxar.

Momentos antes de escrever este post eu estava justamente lendo um livro que fala sobre o silêncio. Um best seller com reflexões de Erling Kagge sobre a época em que vivemos. Sobre todo o ruído, todas as informações, todas as telas, todos os posts que existem hoje em contra-partida ao desconforto de lidar com o ócio e com o silêncio propriamente dito.

Ler tem um potencial enorme de te desestressar. De levar sua imaginação junto com sua capacidade de raciocínio para outro lugar.

Dizendo assim, vocês poderiam concluir Biscoitinhos, que ler no computador ou no celular também desestressa. Mas não funciona assim.

Quando você abre um livro e cria este espaço de leitura no seu dia, existem muito menos interferências do que quando você lê uma pagina na internet. Um livro também não tem o brilho da tela, não tem propagandas…

A leitura também aumenta a reserva cognitiva do cérebro, como se fosse uma musculação para os neurônios, mudando a química hormonal intra e extra celular.

Se vocês ainda tiverem dúvidas sobre o livro físico ou digital, te convido a pesquisar sobre a dependência que aplicativos promovem no comportamento humano. Já o hábito de ler livros físicos é algo que seres humanos aprendem e tomam gosto ao ver – durante a infância – outros seres humanos lendo.

Que livro você esta lendo Bolachinha? Ou que livro vai começar a ler?