Curiosidades sobre a Terapias com Pedras Quentes

As pedras utilizadas durante a Terapia com Pedras Quentes são de origem vulcânica basáltica e trazem uma herança energética de milhões, às vezes bilhões de anos. Os tamanhos e formatos são escolhidos de acordo com o local da aplicação e de acordo com o tamanho das mãos do terapeuta.

Um pouco de história

Existem referências sobre a terapia com pedras quentes em diversas culturas, na literatura clássica chinesa no livro de Medicina Interna do Imperador Amarelo – escrito há mais de três mil anos, descreve a utilização das pedras quentes para curar diversas doenças.

Também eram utilizadas pelos monges Tibetanos, principalmente no período de jejum (colocadas sobre o estômago e abdômen proporcionam uma sensação de saciedade, diminuindo a fome e energizando o organismo).

Existem registros de utilização das Pedras Quentes no antigo Egito e também em culturas indígenas da América Central e América Latina, onde utilizavam as pedras em tratamentos medicinais.

A Técnica de Massagem com Pedras Quentes

As pedras são dispostas ao longo dos canais energéticos da Medicina Tradicional Chinesa e sobre ressonadores específicos da Acupuntura, no intuito de transmitir energia e calor, movimentando Qi (energia vital), fluídos corpóreos e o sangue. 

Aliada a Medicina Tradicional Chinesa e a Acupuntura as pedras aquecidas podem atuar sobre o psiquismo aliviando quadros de estresse, tristeza e depressão, além de fornecerem energia aos órgãos internos sendo particularmente indicadas em patologias por frio.

As manobras utilizadas na técnica são herança das massagem sueca e do shiatsu. Além disso, a teoria de moxa: técnica da acupuntura que usa a termoterapia para curar é amplamente explorada – favorecendo reações fisiológicas e orgânicas, sedativas e reenergizadoras no corpo. 

As sessões duram cerca de 80 minutos e melhoram quadros de estresse e de insônia. O calor ajuda a controlar a fome aumentando a sensação de saciedade nos pacientes que desejam ou precisam de perder peso. O calor fornecido pelas pedras durante as manobras diminui inflamações, melhora a regeneração celular, sendo também indicada no tratamento de dores crônicas e da celulite.

A Massagem com Pedras Quentes permite ao terapeuta trabalhar mais profundo e com menor pressão, atuando sobre os músculos, tendões, ligamentos e órgãos internos de uma maneira particular, permitindo realizar massagens profundas, sem as possíveis dores das massagens profundas convencionais. Nessa massagem a temperatura precisa ser adaptada ao paciente caso a caso.

Indicações: Dores musculares ou articulares; Torções; Luxações; Bursite aguda; Redução do estresse físico emocional e mental; Tensão crônica; Cólica menstrual; Inflamação aguda; Dor de dente; Dor de cabeça; Febre; Inflamação do intestino; Prisão de ventre; Hematomas; Auxilia à perda de peso; Contribui para eliminação de toxinas; Ativa a energia vital diminuindo o cansaço; Promove relaxamento; Ajuda diminuir estados depressivos; Auxilia em casos de insônia.

Contra-indicações: Asma aguda; Cistite aguda; Gravidez; Doenças de pele, inflamações cutâneas ou queimaduras; Pós-Cirúrgico; Qualquer condição da pele que possa ser agravada por umidade ou calor; Qualquer pessoa tomando medicação que possa ter efeitos colaterais devido ao calor ou desafios de temperatura; Todos os indivíduos que não estejam certos de suas medicações, devem consultar seu médico; Doença cardíaca; Qualquer pessoa muito debilitada ou fraca antes de iniciar o tratamento, onde o corpo não pode equilibrar-se após ser desafiado pelas temperaturas; Qualquer condição onde a massagem seja contra-indicada; Veias varicosas, o calor não é bom, o frio é muito beneficente; A pele fina de pessoas com mais idade.

Sempre consulte seu médico antes de iniciar um tratamento com uma terapia complementar integrativa.

Publicado por Keylla García

Terapeuta integrativa apaixonada por Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa. Estuda e desenvolve técnicas para o controle e alívio do estresse desde 2021. Escritora, bióloga, fotografa, videomaker, webdesigner... uma pessoa que segue, confiantemente, em direção aos seus sonhos.