As vezes sou tão gentil comigo mesmo que eu acabo facilitando as coisas pra mim mesmo.

🤸🏻‍♀️✨ 5 coisas que você pode fazer para ser mais gentil consigo mesmo e aliviar a carga de ansiedade e de estresse emocional que você sente:

🍪 Não se comparar com outra pessoa: se comparar é uma cilada. Não tem como saber todas as dores e limitações da vida do outro. O que observamos é um recorte do que a outra pessoa nos revela.

🍪 Fazer, conscientemente, pelo menos uma coisa que você gosta no dia: talvez você até faça coisas que gosta no seu dia, mas quando você esta se sentindo sobrecarregado não percebe que faz estas coisas. Um jeito simples de fazer coisas conscientemente é anotar no caderno o que você fez por você e como se sentiu ao fazer.

🍪 Tomar um banho aromático e relaxante: escolha um sabonete e um shampoo que você goste do aroma e se concentre nos cheiros durante o banho, ao fazer isso você está trazendo sua mente para o momento presente e evitando que seus pensamentos te levem para outro lugar. Sempre que perceber que seus pensamentos divagaram, volte sua atenção para os cheiros e para a sensação da água caindo sobre o seu corpo.

🍪 Relembrar no final do dia coisas e acontecimentos pelas quais você tem gratidão: mesmo em um dia exaustivo tente lembrar ao menos uma coisa pela qual você pode agradecer a si mesmo ou a outra pessoa que interagiu com você no dia.

🍪 Se chacoalhar quando tiver pensamentos repetitivos: sempre que perceber que está com pensamentos repetitivos você pode chacoalhar uma parte do seu corpo com a intenção de dissipar a energia estagnada e fazer o Qi dos pensamentos fluir novamente.

🤸🏻‍♀️✨ Está gostando desse projeto?

Me conta nos comentários qual destas 5 coisas é a mais difícil pra você fazer em um dia comum.

Formas alternativas de aliviar a ansiedade e o estresse emocional

Ter consciência do que nos faz feliz, do que melhora o humor, do que nutre nossas necessidades afetivas não é tão fácil quanto parece.

Muitas vezes quando estamos sobrecarregados não encontramos tempo para fazer pausas e apreciar as coisas simples que nos fazem bem.

Pode ser um café no meio da tarde, por exemplo.

Tem dias que aproveitamos essa pausa do café pra conversar com uma pessoa amiga ou para apreciar o aroma e o sabor e tem outros dias em que bebemos o café no automático.

Você consegue perceber que está fazendo algo apenas por hábito, em modo automático, quando sua mente esta pensando em outras coisas que você precisa fazer ou em algo que já aconteceu ou está prestes a acontecer…

Para aliviar o estresse e a ansiedade eu proponho o exercício simples de fazer algo que você gosta em algum momento do seu dia.

Pra isso é preciso saber o que você gosta, por isso anotar no caderno é tão importante, dessa forma quando você fizer uma das coisas que colocou na sua lista, terá em mente que está fazendo algo que gosta e esta consciência faz toda a diferença!

Este é o segundo dia da jornada de 21 dias fazendo uma coisa por você mesmo por dia para aliviar o estresse e a ansiedade.

Tá gostando desse projeto?
Então deixe um comentário me contando uma das coisas que você gosta de fazer!

Como a Acupuntura e Medicina Chinesa ajudam a alterar hábitos?

Nossos hábitos estão enraizados no cérebro, assim, corpo e mente poupam tempo e energia para executar muito mais tarefas em um dia.

Se você deseja incorporar um novo hábito, seja ele:

🍪 Não fumar
🍪 Beber mais água
🍪 Praticar exercícios
🍪 Meditar
🍪 Contar até 10 antes de perder a paciência
🍪 Comer frutas

Você precisa remodelar suas conexões neurais, aumentando a plasticidade cerebral e consequentemente alterando a forma de pensar e de agir.

🤸🏻‍♀️✨ Como fazer isso?

🍪 A parte mais importante é começar: para deixar de ser sedentário precisa começar a colocar os tênis de caminhada e sair pela porta ao invés de assistir TV.

🍪 A parte mais difícil é persistir: quem nunca começou a academia e largou no segundo mês? É através da persistência que aos poucos o cérebro vai se acostumando com aquela nova atividade. Vai se adaptando a produção de serotonina proveniente da atividade física ou de uma boa alimentação.

🍪 A parte mais curiosa é entender que mudar um hábito não é uma trajetória em linha reta, é cíclico. Um cabo de guerra entre o que você fazia antes e o que quer passar a fazer agora. Lidar com os altos e baixos juntando forças toda vez que chutar o balde falar mais alto é essencial para ser bem sucedido.

🤸🏻‍♀️✨ Como a Acupuntura, o Dao Yin e a Medicina Chinesa podem ajudar?

Estas terapias complementares integrativas trabalham sobre canais energéticos e ressonadores selecionados especificamente para cada caso.

Muitas vezes é necessário estimular pontos do corpo ligados á força de vontade, coragem, capacidade de decisão; outras vezes é preciso apaziguar a mente, aliviando a ansiedade, o medo e a compulsão.

As mudanças de hábito acontecem na mente, com resiliência vão se tornando familiares e se expressando com mais constância e facilidade nas ações.

🍪 A parte mais fácil vem só depois que um hábito está instalado, mas ainda assim, é necessário estar vigilante para não voltar a fumar ou não parar de se exercitar.

Quando as excessões se tornam frequentes saiba que você iniciou um novo ciclo e terá de se esforçar novamente para dar mais um passo rumo a vida que você quer viver.

Se este post foi útil, salve para re-ler depois!

Acupuntura e o Correr da vida pelos versos de Guimarães Rosa

Oi Biscoitinhos e Bolachinhas! Tudo bom com vocês?

“O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem” Guimarães Rosa

Tem mais ou menos um mês que eu me sinto assim: como se vivesse nesse versinho do Guimarães Rosa, você já se percebeu dessa forma?

Isso acontece pra nos lembrar que apesar de tudo, tudo passa.

O corpo encontra uma forma de se adaptar, a mente encontra um jeito de ressignificar e a vida vai fluindo como um rio rumo ao mar. (Olha eu rimando neste post 🤸🏻‍♀️✨)

A existência é um ciclo de 64 formas da Tao se transformar, a Tao se expressa como yin e como yang, as vezes muda rápido, outras vezes nem tanto.

Quando estamos conectados com o momento presente conseguimos perceber mais facilmente, quando estamos no corre da vida, vamos seguindo sem prestar muita atenção. Mas as transformações nunca param.

Você já conhece a minha adaptação do livro clássico chinês Tao Te Ching? Está disponível pra vocês Biscoitinhos e Bolachinhas aqui no blog!

Curiosidades sobre a Terapias com Pedras Quentes

As pedras utilizadas durante a Terapia com Pedras Quentes são de origem vulcânica basáltica e trazem uma herança energética de milhões, às vezes bilhões de anos. Os tamanhos e formatos são escolhidos de acordo com o local da aplicação e de acordo com o tamanho das mãos do terapeuta.

Um pouco de história

Existem referências sobre a terapia com pedras quentes em diversas culturas, na literatura clássica chinesa no livro de Medicina Interna do Imperador Amarelo – escrito há mais de três mil anos, descreve a utilização das pedras quentes para curar diversas doenças.

Também eram utilizadas pelos monges Tibetanos, principalmente no período de jejum (colocadas sobre o estômago e abdômen proporcionam uma sensação de saciedade, diminuindo a fome e energizando o organismo).

Existem registros de utilização das Pedras Quentes no antigo Egito e também em culturas indígenas da América Central e América Latina, onde utilizavam as pedras em tratamentos medicinais.

A Técnica de Massagem com Pedras Quentes

As pedras são dispostas ao longo dos canais energéticos da Medicina Tradicional Chinesa e sobre ressonadores específicos da Acupuntura, no intuito de transmitir energia e calor, movimentando Qi (energia vital), fluídos corpóreos e o sangue. 

Aliada a Medicina Tradicional Chinesa e a Acupuntura as pedras aquecidas podem atuar sobre o psiquismo aliviando quadros de estresse, tristeza e depressão, além de fornecerem energia aos órgãos internos sendo particularmente indicadas em patologias por frio.

As manobras utilizadas na técnica são herança das massagem sueca e do shiatsu. Além disso, a teoria de moxa: técnica da acupuntura que usa a termoterapia para curar é amplamente explorada – favorecendo reações fisiológicas e orgânicas, sedativas e reenergizadoras no corpo. 

As sessões duram cerca de 80 minutos e melhoram quadros de estresse e de insônia. O calor ajuda a controlar a fome aumentando a sensação de saciedade nos pacientes que desejam ou precisam de perder peso. O calor fornecido pelas pedras durante as manobras diminui inflamações, melhora a regeneração celular, sendo também indicada no tratamento de dores crônicas e da celulite.

A Massagem com Pedras Quentes permite ao terapeuta trabalhar mais profundo e com menor pressão, atuando sobre os músculos, tendões, ligamentos e órgãos internos de uma maneira particular, permitindo realizar massagens profundas, sem as possíveis dores das massagens profundas convencionais. Nessa massagem a temperatura precisa ser adaptada ao paciente caso a caso.

Indicações: Dores musculares ou articulares; Torções; Luxações; Bursite aguda; Redução do estresse físico emocional e mental; Tensão crônica; Cólica menstrual; Inflamação aguda; Dor de dente; Dor de cabeça; Febre; Inflamação do intestino; Prisão de ventre; Hematomas; Auxilia à perda de peso; Contribui para eliminação de toxinas; Ativa a energia vital diminuindo o cansaço; Promove relaxamento; Ajuda diminuir estados depressivos; Auxilia em casos de insônia.

Contra-indicações: Asma aguda; Cistite aguda; Gravidez; Doenças de pele, inflamações cutâneas ou queimaduras; Pós-Cirúrgico; Qualquer condição da pele que possa ser agravada por umidade ou calor; Qualquer pessoa tomando medicação que possa ter efeitos colaterais devido ao calor ou desafios de temperatura; Todos os indivíduos que não estejam certos de suas medicações, devem consultar seu médico; Doença cardíaca; Qualquer pessoa muito debilitada ou fraca antes de iniciar o tratamento, onde o corpo não pode equilibrar-se após ser desafiado pelas temperaturas; Qualquer condição onde a massagem seja contra-indicada; Veias varicosas, o calor não é bom, o frio é muito beneficente; A pele fina de pessoas com mais idade.

Sempre consulte seu médico antes de iniciar um tratamento com uma terapia complementar integrativa.

Por quê o contato com a água na natureza alivia o estresse?

Somos formados por 70% de água salgada, uma água que corre através dos fluidos corpóreos e do sangue, a mesma água que possibilita as reações e trocas que ocorrem entre as células do corpo um dia caiu de uma nuvem ou se condensou em orvalho da manhã.

Toda vez que entramos em contato com a água vivemos um encontro, um reencontro – praticamente toda a água que existe no mundo sempre esteve aqui. Salvo um ou outro meteorito que cai na Terra e trás em si um pouco de água.

Se toda água que existe no planeta sempre existiu e está em constante movimento, mudança, transformação, mutação e transmutação – quando nos encontramos com a água na natureza a água também se encontra com nossa água interior.

Na pratica: Bebemos água e fazemos xixi todos os dias, da mesma forma a água do oceano evapora e se condensa em nuvens, se desloca com o vento e chove nas montanhas, se infiltra no solo e nutre os lençóis freáticos e as nascentes.

Este fluxo infinito nos conecta com o planeta, e por isso, quando nos encontramos com o mar, quando mergulhamos numa cachoeira, molhamos os pés em um riacho… enfim, sempre que trocamos energia com a água também nos reenergizamos com essa energia ancestral que ela representa.

É claro que no correr da vida, talvez essa explicação pareça ser poética demais, ou fantasiosa demais, mas as pessoas atentas sabem que é justamente nas sutilezas que encontramos verdades óbvias.

🤸🏻‍♀️✨ Pra Acupuntura e pra medicina tradicional chinesa a água guarda em si todas as possibilidade, inclusive a possibilidade de aliviar o estresse e renovar nossas energias.

Entenda as 2 energias que se intensificam no ano do Tigre de água yang

Na Acupuntura e na Medicina Chinesa 5 elementos/energias estão em constante mudança, transformação, transmutação e mutação: a água, a madeira, o fogo, a terra e o metal. Neste ano duas dessas energias se intensificam.

A água nutre a coragem e a força de vontade para concretizar planos, projetos e sonhos; a água guarda a essência e o propósito de cada ser. Em desequilíbrio trás o medo, paralisando as ações.

Na acupuntura a água esta liga aos canais energéticos dos Rins e da Bexiga. Por isso, neste ano beber muita água e ter momentos de lazer em locais com mar, cachoeiras e rios pode ser considerado uma atitude de autocuidado.

O tigre (animal emblemático do ano novo chinês em 2022) tem na sua natureza a energia da madeira. Em equilíbrio isso favorace a tomada de decisão, a flexibilidade, criatividade, adaptabilidade. Em desequilíbrio aparece a raiva e a frustração.

Os canais energéticos da madeira são a Vesícula Biliar e o Figado, é um ano importante pra cuidar da saúde destes órgãos. Prestar atenção a tudo que está sendo metabolizado no fígado e cultivar a flexibilidade da mente e do corpo.

Além disso a água que se expressa este ano é a água yang: uma água que proporciona a máxima expansão. É por isso que o ano favorece trabalhar em projetos que nutrem a alma, aqueles que estão alinhados com seus valores e sonhos.

Nos anos do Tigre a sorte se apresenta para todos, várias e várias vezes, é favorável buscar entender o que é importante pra você e estar atento pra perceber o momento exato de saltar.

5 atitudes mentais para o ano do Tigre em 2022

🥠✨ Qual destes aspectos você precisa interiorizar Biscoitinhos?

Pra entender um pouco mais sobre a Astrologia Chinesa e saber qual é a energia que vibra no ano você precisa observar o comportamento do animal emblemático.

1- Os tigres, não estão sempre em ação. Uma boa parte do tempo, estão descansando, brincando e se distraindo. Quando partem pra ação, sabem exatamente o que fazer, tem foco e um objetivo á atingir. Não gastam energia atoa.

2- Limites, os tigres são territorialistas, conhecem seus limites e não abrem mão deles. É um ano pra conhecer, definir e se guiar por estes limites sejam eles éticos, emocionais e físicos.

3- Instinto e intuição, o ano pede uma conexão com este saber interior. Meditação, automassagens e contato com a natureza podem te ajudar a estar mais presente e mais consciente das sensações corporais sútis que dizem se algo é bom ou não pra você.

4- Espontaneidade e adaptabilidade, pessoas com essas características podem criar com mais facilidade momentos de lazer, além de aproveitar com mais acertividade oportunidades de sorte durante o ano.

5- Flexibilidade, este não é um ano favorável para a rigidez de pensamentos e atitudes. Pessoas flexíveis tem mais facilidade de aproveitar a energia primaveril que reverbera no ano. Atividades físicas como yoga, qi gong, tai chi, artes marciais, dança trabalham a flexibilidade no corpo e na mente.

🤸🏻‍♀️✨ comenta aqui se você se lembrou de mais alguma característica dos Tigres ao ler este post!

Por quê está adaptação é necessária?

Quando utiliza-se a palavra “homem” para denominar genericamente “o ser humano”; “a humanidade” ou ainda “o indivíduo da espécie humana independentemente do seu sexo” — perpetua-se a ideia do sexo masculino como sexo dominante da espécie Homo sapiens. Este hábito de atribuir o significado de humanidade à palavra “homem” é particularmente comum em textos sagrados o que torna nítida a segregação1 das mulheres da possibilidade de identificar-se com sua imagem e semelhança divina.

O reconhecimento da divindade feminina permanece oculto na distinção de gênero a milênios. É uma lacuna cultural que separa as mulheres – e atualmente também separar as pessoas que não se identificam com o gênero “homem” – da possibilidade de identificação com sua própria natureza divina.

As pessoas têm o direito de ler textos sagrados em que se exclui completamente o uso da palavra “homem” para indicar seres humanos, a humanidade ou até mesmo fazer referência a espécie humana. A partir desta premissa, considera-se que “homem” indica o indivíduo pertencente à espécie humana que se identifica com o sexo masculino e “mulher” indica o indivíduo pertencente à espécie humana que se identifica com o sexo feminino. Sendo preferível utilizar termos neutros quando se refere à algo que diz respeito à qualquer exemplar da espécie humana, independente do gênero.

É sutil, mas profundamente marcante, a ausência de referências femininas supremas em registros antigos pertencentes a sociedades patriarcais. Mesmo em culturas politeístas, quando estudam-se mitos de Deusas e Deuses, há constantemente a presença da característica secundária do feminino.

Um indício da separação cultural da divindade feminina nas traduções existentes do Tao Te Ching torna-se explicito na citação abaixo:

“É o escuro misterioso, e o abissal, a sabedoria mais elevada e mutável, o inesgotável. Originalmente foi imaginado como feminino. Somente por volta do segundo milênio a.C. começou a ser designado como masculino. Encontra-se no norte ou no oeste, sempre na metade escura do ciclo solar.”

— Tao Te King | Texto e comentário de Richard Wilhelm, página 129.

Antes de conhecer esta referência, havia apenas, uma inquietação angustiante de notar a total ausência de textos sagrados que reverenciam a mulher como ser humano completo, divino e semelhante à consciência cósmica.

Atualmente, as crescentes questões de gênero, tornam esta adaptação ainda mais proveitosa. Ao utilizar termos neutros2 exclui-se o caráter de distinção de gênero durante a leitura. O que possibilita que mais pessoas possam experimentar uma identificação igualitária durante a leitura dos textos antigos.

A adaptação das oitenta e uma poesias escritas por Lao-Tzu em o Tao Te Ching proporciona a leitura de textos sagrados que evidenciam a divindade feminina ancestral uma vez que Tao – a força criadora de todo o universo é muitas vezes comparada com a mãe ancestral e nesta edição retorna a sua referência original no feminino através do uso do artigo “a” ao invés do artigo “o”.

Nesta versão, foram substituídas amplamente palavras no gênero masculino por seus sinônimos ou equivalentes no gênero feminino. Também é introduzido ao leitor o conceito de pessoa sábia — que diz respeito às pessoas que enxergam e acolhem sua própria divindade como algo intrínseco à sua existência independente da sua identificação de gênero. Pessoas que no decorrer de suas trajetórias compreendem que são responsáveis por sua própria sensação de plenitude, e com isso buscam não atribuir à outras pessoas ou à outras coisas a responsabilidade pela alegria de viver.

A vontade de reescrever textos sagrados majoritariamente no feminino surgiu no início de 2020 e o projeto foi iniciado durante a quarentena da Covid-19 no Brasil. Esta adaptação, do livro clássico Tao Te Ching, possibilita um reencontro com o Yin primordial, a Deusa Taoísta Tao que por milênios é identificada como uma divindade no gênero masculino. Acredita-se que esta versão livre da distinção de gênero pode reaproximar leitoras e leitores da divindade presente no feminino.

1 A segregação não é exclusiva das mulheres, pode ser vivenciada por todas as pessoas que não se identificam com o gênero homem.

2 Alguns exemplos de termos neutros: pessoa, indivíduo, humanidade, espécie humana, ser humano, exemplar da espécie humana.

Belo Horizonte, 02 de setembro de 2020

Keylla García

Uma

A Tao que pode ser pronunciada
Não é a Tao eterna e absoluta
Os nomes que podem ser proferidos
Não são exatamente o seu nome
À origem do Céu e da Terra chama-se “não-Forma”
À mãe de todos os seres individuais chama-se “Forma”
Dirigir-se para a “não-Forma” leva
à contemplação da maravilhosa essência
Dirigir-se para a “Forma” leva
à contemplação das manifestações da Tao
Pela origem ambas são uma só
Mas são chamadas por nomes diferentes
Em sua unidade, são misteriosas e profundas
A incógnita das incógnitas
A porta para todas as admiráveis maravilhas

Adaptação livre de distinção de gênero, por Keylla García.

Duas

Se toda a Terra reconhecer a existência da beleza,
desta forma já se pressupõe a feiura
Se toda a Terra reconhecer a bondade,
deste modo já se pressupõe a maldade
A Forma e a não-Forma geram-se mutuamente
A facilidade e a dificuldade se complementam
Longa e curta se definem uma à outra
Alta e baixa convivem entre si
A voz e o silêncio se harmonizam
Antes e depois se seguem mutuamente

Assim, também, a pessoa sábia
realiza as atividades através da não-ação*
e pratica o ensinamento sem nada dizer

As dez mil formas ascendem e tombam
e ela não os reivindica
Ela os cria, mas não os possui
Ela trabalha, mas não assume o mérito por nada
E justamente por não se apegar
sua realização perdura

*não-ação (wu wei 無為)

Adaptação livre de distinção de gênero, por Keylla García.

Três

Quando não enaltecemos as habilidades,
evitamos a inveja
Quando não acumulamos bens materiais,
evitamos que sejam roubados
Quando não exibimos objetos de valor,
evitamos que o coração das pessoas se conturbe

Por isso, as pessoas sábias quando governam
Esvaziam seus corações
Enchem os ventres de vitalidade
Enfraquecem suas ambições
e fortalecem seus corpos

São livres de pré-conceitos e desejos
Ao praticas a não-ação vivem em paz a harmonia interior

Adaptação livre de distinção de gênero, por Keylla García.

Quatro

A Tao flui sem cessar
No entanto, ela jamais transborda
Ela é um abismo profundo,
como a raiz das dez mil formas de existência
Cega o corte
Desata os nós
Atenua o brilho
Une-se a poeira do mundo
Límpida como a existência eterna
Desconheço sua origem
Parece ser ancestral a qualquer Divindade

Adaptação livre de distinção de gênero, por Keylla García.

Cinco

O Céu e a Terra não são bondosos
Para eles, as dez mil formas são como cães de palha
destinadas ao sacrifício
A pessoa sábia não é bondosa
Para ela, as dez mil formas são como cães de palha
destinadas ao sacrifício
O espaço entre o Céu e a Terra é como uma flauta
Vazia e ainda assim inexaurível
Se move em contínua criação
Palavras em demasia se esgotam ao serem proferidas
Melhor é guardá-las no íntimo

Adaptação livre de distinção de gênero, por Keylla García.

Sete

O Céu é eterno e a Terra permanente
São permanentes e eternos,
porque não vivem para si mesmos
Assim, podem viver eternamente

A pessoa sábia, da mesma forma,
menospreza o seu Eu,
e seu Eu progride
desprende-se do seu Eu,
e seu Eu se conserva

Como não busca nada para si,
sua essência se realiza

Percebe a razão de ser assim?

Adaptação livre de distinção de gênero, por Keylla García.

Uma mentira sobre viver com leveza!

1 mentira sobre viver com leveza:

🍪 quem vive com leveza não experimenta momentos de estresse emocional [MENTIRA]

O estresse é uma reação hormonal e química que acontece no corpo a nível celular.

Esta reação está relacionada com a sobrevivência e coloca a pessoa em estado de alerta pronta para decidir entre Luta/Fuga.

🍪 Você pode ser uma pessoa zen e ao atravessar a rua distraído se assustar com um carro que surgiu do nada e pronto: a reação de estresse foi iniciada.

🍪 O grande problema é ficar mentalmente preso no episódio do estresse. Revivendo uma situação que aconteceu em casa, no trabalho ou na padaria.

Perceber-se em um looping de pensamentos repetitivos, preocupação excessiva e respiração curta é um sinal.

Ninguém vive com leveza 24 horas, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Até os monges se estressam.

🤸🏻‍♀️✨ A diferença que trás leveza pro dia a dia está em quando você percebe as alterações químicas interiores que afetam a respiração, o raciocínio e os sentimentos – você escolhe assumir o controle da sua mente, sair do modo automático e equilibrar a balança interior.

🤸🏻‍♀️✨ Esse é o real significado da insustentável leveza do ser humano.

Somos leves até que algo nos tira do eixo;

Somos conscientes quando percebemos que a leveza deu lugar a uma sensação física de estresse;

Somos ativamente responsáveis por nosso estilo de vida quando buscamos equilibrar o nosso interior através de ações como:

🤸🏻‍♀️✨ Meditar
🤸🏻‍♀️✨ Pausar
🤸🏻‍♀️✨ Respirar
🤸🏻‍♀️✨ Ajudar o próximo
🤸🏻‍♀️✨ Se movimentar
🤸🏻‍♀️✨ Receber uma massagem
🤸🏻‍♀️✨ Uma sessão de acupuntura

E por ai vai… existem inúmeras ferramentas disponíveis para equilibrar as emoções e as sensações, todas elas exigem uma decisão e uma ação.

Quando decidimos e agimos – você e eu desligamos o modo automático e passamos a viver com presença.

Faz sentido Bolachinha?

Se escute, se acolha e se cuide!

🤸🏻‍♀️✨ Antes de qualquer coisa, você precisa ter clareza de como quer viver a vida.

É muito comum acreditar que o estresse é sinônimo de sucesso. Mas não é bem assim. O sucesso também pode ser medido em sorrisos, também pode ser medido com presença.

Do que adianta ser bem sucedido financeiramente, se no caminho você se desconectar da pessoa que escolheu pra partilhar a vida e não conseguir estabelecer uma relação íntima e próxima com seus filhos por simples falta de tempo?

A publicidade sempre vendeu as coisas que precisamos ter pra medir o sucesso, da casa grande no bairro na zona sul, o carro do ano, ao guarda roupas da estação…

Você precisa fazer um exercício introspectivo e olhar para si, observar o seu momento de vida atual pra reconhecer o que te trás alegria hoje, o que você tem hoje que te faria falta em 5, 10, 15 anos?

No final do dia existem sim, inúmeras coisas que custam dinheiro e auxiliam a aliviar o estresse: uma massagem, uma sessão de acupuntura, uma terapia cognitiva… Mas existem muitas outras coisas que não são palpáveis, são hábitos como: beber água, prestar atenção no que você come, passar um tempo de qualidade com quem é importante pra você, ouvir sua intuição, fazer uma automassagem…

O passo de hoje # Dia 4 dos 21 dias para aliviar o estresse antes do verão chegar é responder: o que você sente no seu interior que precisa mudar?

Se escute, se acolha e se cuide 🤸🏻‍♀️✨

Oito

A bondade sublime é como a água
A água, na sua bondade, beneficia todas as formas
de existência sem preferência
Ela permanece nos lugares desprezados
pela humanidade
Portanto, é quase como a Tao

Viva com bondade na Terra
Pense com bondade, como uma lagoa
Conviva com bondade, como irmãs
Fale com a bondade de quem tem palavra
Governe com a bondade de quem tem ordem
Realize com a bondade de quem é capaz
Aja com bondade toda hora

Eis que só sem disputa não há oposição

Adaptação livre de distinção de gênero, por Keylla García.

Por que o trabalho voluntário alivia o estresse?

Você sabe por que fazer um trabalho voluntário alivia o estresse e modifica a química do seu cérebro?

O terceiro passo para aliviar o estresse antes do verão chegar é buscar uma causa, uma ong, uma ação que você possa fazer para contribuir com a sua comunidade.

Quando ajudamos outras pessoas sem receber nada em troca liberamos vários hormônios que melhoram nosso humor e afetam a visão que temos do mundo.

Um destes hormônios é a Ocitocina, o mesmo hormônio que é liberado no parto.

A ocitocina é o hormônio do amor, é liberada quando trocamos abraços e quando colocamos as duas mãos sobre o peito por alguns segundos.

O exercício do terceiro dia é dar um passo no sentido do voluntariado. Fazer a diferença em qualquer aspecto que toque a sua alma.

Talvez você se sensibilize ajudando moradores de rua, crianças, idosos, animais abandonados, ambientes naturais degradados, nascentes poluídas…

Busque no seu interior conhecer o que te toca e a partir desse autoconhecimento incorpore este hábito na sua rotina.

🤸🏻‍♀️✨ Se você Biscoitinho já faz trabalho voluntário, você já está em movimento. Esteja consciente que as ações que você faz para a causa que escolheu repercutem positivamente dentro de você, na sua comunidade e no planeta.

Este é o exercício do dia 3 dos 21 passos para aliviar o estresse antes do verão chegar.

🤸🏻‍♀️✨ Mantenha um registro em um caderno, diário ou no bloco de notas do celular. Estamos aprendendo juntes as ferramentas que temos disponíveis para desligar o modo automático e viver com menos estresse e menos ansiedade.

21 dias para aliviar o estresse e a ansiedade antes do verão chegar!

Se o estresse e a ansiedade são emocionais, o que podemos fazer pelo nosso cérebro para harmonizar estas sensações?

🤸🏻‍♀️✨ Eu acredito que como pessoas temos todos os recursos necessários pra buscar ajuda e também para nos ajudarmos.

É por isso que eu escolhi começar o primeiro dia da jornada de 21 dias pra aliviar o estresse trazendo algo muito fácil, que você pode fazer por si mesmo, e que vai atuar no sistema nervoso melhorando a sua sensação de bem-estar.

🤸🏻‍♀️✨ Papel e caneta na mão! (Caderninho, diário ou bloco de notas)
Registre 6 coisas que te trazem o sentimento de contentamento, de alegria, 6 coisas que dão um quentinho no coração.

🍪 2 destas coisas precisam ser completamente gratuitas (como tomar sol, caminhar, conversar com uma amiga, das um abraço bem apertado em alguém…)

🍪 2 destas coisas precisam ter a ver com comida (uma comida afetiva, que trás uma memória boa ou que você sabe preparar e sempre faz com que você receba elogios…)

🍪 2 dessas coisas são pagas – lembrando que precisam estar dentro das suas possibilidades financeiras e possíveis de realizar nas próximas 3 semanas)

🤸🏻‍♀️✨ Sim! No dia 1) você faz este exercício de autoconhecimento e aproveita pra colocar umas dessas seis coisas em prática hoje mesmo.

🤸🏻‍♀️✨ Faça algo por si mesmo hoje, mantenha a simplicidade de fazer uma coisa por dia para melhorar a sua sensação de bem-estar.

🤸🏻‍♀️✨ Quando fazemos coisas que nos trazem alegria, favorecemos conexões com neurotransmissores relacionados com nossa sensação de felicidade bem-estar.

Não é mágica, é a ação continua e persistente de cultivar boas vibrações e essa ação começa assim de dentro pra fora, através do #autoconhecimento e do #autocuidado

🥠 Curtiu esse projeto Bolachinha? Então envia esse post para um amigo que pode curtir participar também!

Nove

Querer segurar alguma coisa
e com isso fazê-la transbordar não vale a pena
Querer usar uma faca e mantê-la sempre afiada
não pode durar muito tempo
Uma sala repleta de ouro e jade é difícil de ser guardada
Riqueza e nobreza somadas à arrogância
trazem para si a desgraça
Realizada a obra, é hora de se afastar
Esta é a forma da Tao

Adaptação livre de distinção de gênero, por Keylla García.

Dez

Saberás educar a tua alma e o teu corpo
para que abracem a Unidade
e se tornem indivisíveis?

Saberás evitar a separação desta Unidade
concentrando a tua energia para tornar-se flexível
como uma criança recém-nascida?

Saberás purificar a tua mente,
para contemplar a Profundidade,
e mantê-la sem mácula?

Saberás amar a humanidade e governar a Terra
através do não-conhecimento (wu dze)?

Saberás, ao abrir e fechar das portas do Céu,
assumir o papel do Yin primordial?

Estarás aberta e compreenderás todas as coisas
para agir através da não-ação (wu wei)?

Produzir e nutrir
Criar sem se apossar
Agir sem guardar para si
Liderar sem dominar

Eis a Misteriosa Virtude

Adaptação livre de distinção de gênero, por Keylla García.

Onze

Trinta raios convergem para o centro da roda
É o espaço vazio no centro da roda que a torna útil
Escava-se a argila para modelar um vaso
A utilidade do vaso esta no nada interior
Ao cortar uma porta ou uma janela se cria uma passagem
É a vacuidade da passagem que a torna útil

Assim, da existência se percebe o valor
E do vazio, o propósito

Adaptação livre de distinção de gênero, por Keylla García.

Como criar tempo na rotina pra aliviar o estresse?

Comecei a estudar sobre formas de aliviar o estresse seguindo minha intuição e testando tudo (absolutamente tudo) o que encontrei pela frente.

Na minha jornada fazendo pelo menos uma coisa por dia para desestressar eu percebi que quase todas as pessoas tem a possibilidade de criar tempo no seu dia.

(Dia 01/12 faço 6 meses desestressando)

Eu também percebi que quando não temos clareza do que é importante pra nós mesmos, deixamos outras pessoas utilizarem nosso tempo com o que é importante para elas.

Acontece que o tempo é o que eu e você temos de mais valioso.

O tempo literalmente custa dinheiro.

Quando você vai trabalhar, você troca o seu tempo pelo seu salário.

Quando você vai ao cinema você troca o seu tempo na sala de cinema pelo dinheiro que você utilizou para comprar o ingresso.

Pra não ficar presa apenas no que podemos comprar com o tempo, eu passei a observar as coisas que não custam dinheiro diretamente, coisas que levam tempo e que me fazem sentir bem.

🍪 Tempo de qualidade em família;

🍪 Deitar na grama e olhar pro céu ou para o topo de uma árvore;

🍪 Beber água em um dia quente;

🍪 Ler um livro embaixo das cobertas em um dia frio;

🍪 Conversar com uma amiga;

🍪 Passar algumas horas cuidando do jardim…

Cada um tem sua própria lista, é importante conhecer a sua Bolachinha.

Tem também a lista de coisas que custam dinheiro, e que são coisas que posso fazer porque troquei meu tempo por dinheiro quando estava trabalhando.

🥠 Sessões semanais de acupuntura;

🥠 Treinar Kung Fu;

🥠 Sair pra jantar;

🥠 Almoçar em um dos meus restaurantes favoritos;

🥠 Estudar…

Quando você está no modo automático pode acontecer de não perceber que as coisas que fazem bem, que levam tempo e que gastam dinheiro são escolhas.

No modo automático a gente não percebe que são nossas escolhas que criam ou subtraem tempo.

A notícia boa Bolachinha é que: a partir do momento em que você percebe que está no modo automático, mudar para o modo consciente se torna uma questão de escolha.

Doze

As cinco cores cegam os olhos da humanidade
Os cinco sons ensurdecem os ouvidos da humanidade
Os cinco sabores embotam o paladar da humanidade
Correr e perseguir alienam o coração e a mente da humanidade
Bens valiosos conturbam nossas ações

Por isso, a pessoa sábia cuida para atender
à necessidade do seu interior
ao invés das coisas que enxerga com seus olhos

Afasta estas e acolhe aquela

Adaptação livre de distinção de gênero, por Keylla García.

Como evitar o estresse no final do ano?

Já percebeu como o final do ano pode vir junto com uma sensação de emergência, de falta de tempo, de prazos apertados e de tarefas pra ontem?

Por mais impossível que possa parecer mudar essa vibração, depende muito mais de você do que de qualquer outro fator.

Pra te ajudar separei 5 sugestões que eu segui e que funcionaram comigo.

🤸🏻‍♀️✨ se permita ter um tempo de qualidade com quem é importante pra você.

Pode ser 15, 30 ou 60 minutos, mais importante que o tempo em si é a presença. Escolha uma atividade compatível com os minutos que você tem e assuma o compromisso de neste tempo não olhar o celular e manter a atenção plena no agora.

Jogue um jogo, converse, faça um cafuné, saia pra jantar… use a sua imaginação e aproveite o tempo de qualidade.

🤸🏻‍♀️🤸🏻‍♀️✨ não abra mão da atividade física.

É super comum se boicotar e pular a academia quando estamos sobrecarregados, mas vai por mim, você vai render bem mais se gastar uma hora lá se movimentando do que se ficar sentado de frente pro computador tentando render noite á dentro.

🤸🏻‍♀️🤸🏻‍♀️🤸🏻‍♀️✨ acorde mais cedo para meditar.

Acordar 10 minutos mais cedo e encontrar forças no interior pra levantar da cama pra meditar exige força de vontade.

E o segredo esta justamente ai, quanto mais exercitamos a força de vontade mais energia pra executar nossos sonhos e planos nós temos.

🤸🏻‍♀️🤸🏻‍♀️🤸🏻‍♀️🤸🏻‍♀️✨ pare de procrastinar, planeje e cumpra suas tarefas. Faça uma lista com 3 coisas que não podem deixar de ser feitas neste dia e faça.

Se quiser liste as demais coisas, que você vai encaixar no dia e realizar caso seja possível.

🤸🏻‍♀️🤸🏻‍♀️🤸🏻‍♀️🤸🏻‍♀️🤸🏻‍♀️✨ reconheça os sentimentos, quando você os vivência.

Perceber como você se sente te trás para o momento presente e permite constatar que tudo muda.

Os sentimentos não precisam nos definir, eles são passageiros e quando se tornarem muito intensos você pode se concentrar na sua respiração e fazer uma pequena pausa.

🥠✨ A vida é uma sequência de escolhas e de percepções, mesmo quando parece não haver escolha, há.

🥠✨ Mesmo quando parece não haver tempo, há!

Me conta aqui qual das sugestões você já faz no seu dia a dia?

O movimento e a quietude

2 coisas pra começar a semana com mais leveza Biscoitinhos!

🤸🏻‍♀️✨ Se movimentar: faça uma caminhada ao ar livre, uma trilha na natureza, ande de bike ou simplesmente corra.

Quando nos movimentamos, movemos energia (Qi), movemos o sangue (Xue) e os fluídos corpóreos.

Trabalhar o eixo Qi-Xue na Acupuntura e na Medicina Chinesa é super importante para equilibrar as emoções e cultivar saúde.

🤸🏻‍♀️✨ Tenha pelo menos um momento de quietude no seu dia: faça um exercício de respiração consciente, uma prática de meditação ou simplesmente vá para um lugar tranquilo próximo da natureza e observe os sons ao seu redor por 5 minutos.

Estamos constantemente fazendo alguma coisa, conversando, lendo, comendo, se divertindo… pequenos momentos de quietude equilibram nosso interior e favorecem a produção de hormônios relacionados com o bom humor, e também melhoram o foco e a concentração.

Gostou da sugestão Bolachinha?

Conta pra mim o que você vai fazer por você mesmo pra começar a semana com mais leveza?

Treze

“Honra e desonra estão relacionadas”
“Avalie as aflições através da perspectiva do seu corpo”

Por que se diz:

“Honra e desonra estão relacionadas” ?

A honra eleva, a desonra abate
Experimentar esta ou aquela é assustador
por isso se diz: “Honra e desonra estão relacionadas”

Por que se diz:

“Avalie as aflições através da perspectiva do seu corpo” ?

Vivenciamos aflições por ter um corpo,
sem o corpo que aflições teríamos?

Portanto:
A pessoa que respeita a Terra através da perspectiva do seu corpo
é digna de confiança pela humanidade
A pessoa que ama a Terra através da perspectiva do seu corpo
desfrutará de todas as coisas

Adaptação livre de distinção de gênero, por Keylla García.

Até quando?

Uma das causas do estresse e da sensação de estar sobrecarregado é não conseguir praticar a gratidão pelas etapas que você vivência na vida.

As vezes nossa mente fica fixa na idéia de onde queremos chegar, o que queremos conquistar, como queremos viver…

É justamente por ainda não ter alcançado o que imaginamos que nos sentimos frustrados e não conseguimos aproveitar o caminho.

Acontece Biscoitinhos, que a vida é sobre o caminho. É sobre a bondade que você pode expressar no dia a dia.

🤸🏻‍♀️✨ Sobre a gentileza que você pode cultivar nas suas ações cotidianas.

Quando percebemos isso, começamos a sentir uma leveza interior.

O trabalho não vai deixar de existir, a louça não vai deixar de existir, os desentendimentos não vão deixar de existir.

Mas você pode mudar a forma como olha para essas questões, você pode controlar a sua respiração, você pode fazer uma automassagem, pode preparar para si um escalda pés no final do dia.

🤸🏻‍♀️✨ E você pode pedir ajuda, não precisa passar por tudo sozinho.

Quando eu comecei a fazer pelo menos uma coisa por dia, por mim mesma – eu misturei as coisas que eu podia fazer em casa com sessões de Reiki, de Acupuntura, de massagem…

Não fiz tudo de uma vez. Não ia adiantar fazer tudo de uma vez. O estresse aparece constantemente no dia a dia.

🤸🏻‍♀️✨ Percebi que não tenho como controlar tudo, mas tenho como controlar o que faço, o que sinto e o que cultivo no meu interior.

E você também tem essa capacidade plástica de se adaptar, de perceber o que precisa mudar e iniciar o movimento interior para buscar formas conscientes de aliviar o estresse e viver com mais leveza Bolachinha!

🤸🏻‍♀️✨ O que você vai fazer por você hoje?

Quatorze

Aquela que se olha e não se vê, chama-se invisível
Aquela que se escuta e não se ouve, chama-se inaudível
Aquela que se abraça e não se sente, chama-se impalpável
As três não podem ser reveladas
Por isso se fundem e se tornam uma

A parte superior não é clara
A parte inferior não é escura

A Constante que não pode ser nomeada
Sempre retorna à não-Existência
É a expressão da não-Forma
Uma imagem imaterial
Escuridão caótica

Encarando-a, não se vê a face
Seguindo-a, não se vê as costas

Atém-se a Tao ancestral
para viver o momento presente
Busca conhecer a essência antiga das coisas
para compreender o fio ininterrupto da Tao

Adaptação livre de distinção de gênero, por Keylla García.

Quinze

As pessoas sábias da antiguidade
eram mestras em penetrar a sutil, misteriosa e profunda Tao
Eram tão profundas que não podiam ser compreendidas
Por não poderem ser compreendidas
É preciso esforçar-se para descrevê-las

Receosas, como quem atravessa um rio no inverno
Cautelosas, como quem teme as quatro direções
Reservadas, como quem se hóspeda
Solúveis, como a neve que derrete
Genuínas, como a madeira bruta
Vazias, como os vales
Entorpecidas, como as águas turvas

Quem sabe, através da quietude, tornar-se gradualmente límpida?
Quem sabe, através do movimento, torna-se gradualmente criativa?

Aquelas pessoas que se atém a Tao não buscam excessos
E justamente por não se excederem,
mesmo envelhecidas, recônditas renovam-se

Adaptação livre de distinção de gênero, por Keylla García.

Dezesseis

Alcança a vacuidade absoluta
Conserva-se em plena quietude
As dez mil formas fluem simultaneamente
Contempla a transformação dos seres
Todas as coisas, por mais diversas que sejam,
retornam à raiz
Retornar à raiz chama-se quietude
Quietude significa retornar a natureza original
Natureza original significa eternidade
Compreender a eternidade é alcançar a iluminação
Não compreender a eternidade atrai o infortúnio
Conhecer a o que é imutável é iluminar-se

Abraçar a eternidade é ser todo abrangente
Quem é todo abrangente pode ser coletivo
O coletivo tem a força da criação
A criação tem a força do Céu
O Céu conduz a união com a Tao
A Tao contém a eternidade
Assim, dissolve-se o corpo
sem que a consciência pereça

Adaptação livre de distinção de gênero, por Keylla García.

Como resgatar as habilidades da infância?

Oi Biscoitinhos e Bolachinhas! Me conta se isso já aconteceu com vocês:

Você acorda e decide que a melhor roupa é a de super herói, coloca a sua capa, a sua bota e vai tomar café da manhã em família.

Você consegue brincar apenas com a imaginação, pode ter um cavalo alado, um avião invisível e uma super força.

Sonha de olhos abertos e ri muito todos os dias, é quase como se suas bochechas fosse programadas pra se contrair e formar um sorriso no seu rosto.

Essas habilidades de brincar, de não levar a vida tão a sério, de sonhar, de planejar brincadeiras e de realizar planos existem em cada um de nós, nascem com a gente.

São as obrigações, as cobranças e os medos que nos impedem de vestir uma roupa de super herói – mesmo que seja uma roupa metafórica.

Acontece que essas limitações estão nas nossas cabeças, acontecem nas nossas mentes e nos impede de mudar.

Pra se conectar com sua criança interior e todo o potencial de transformação que ela tem, se permita brincar, se permita rir dos próprios erros, faça um desenho livre numa folha de papel, visite aquela rua que foi marcante na sua infância.

Permita-se viver com leveza – esse é um dos segredos sobre a arte de desestressar.

10 de outubro: Dia Mundial da Saúde Mental x Dia Nacional da Luta contra a violência á mulher

O que o dia Mundial da Saúde Mental e o Dia Nacional da luta contra a violência á mulher tem em comum? (Além de acontecerem na data 10 de outubro)

Uma pessoa que sofre violência, seja em casa, no trabalho, na rua, ou onde quer que ela esteja, é uma pessoa que vivencia uma situação traumática.

Além de traumática, situações de violência são estressantes por natureza. No caso das mulheres (e aqui eu falo como mulher) a violência pode ser cotidiana quando é vivida no ambiente doméstico ou no ambiente de trabalho.

Eu fico impressionada com a capacidade de resiliência (de resistir e continuar existindo) que as mulheres (e também todas as pessoas em situação de vulnerabilidade) têm ao continuar existindo mesmo com uma parte da autoestima, da autoconfiança e até mesmo da segurança física sendo esmagada eventualmente ou quase todos os dias.

Mas o fato de sermos fortes, não deveria calar o absurdo que é em pleno século 21 ser tão comum casos de violência contra ás mulheres.

Neste ano eu sofri assédio moral no trabalho e sofri assédio sexual durante um ultrassom das mamas. Nenhuma dessas duas coisas nunca tinha me acontecido.

Eu fiquei em choque, eu procurei ajuda jurídica e psiquiátrica e ainda assim os agressores saíram impunes.

Os assédios são formas de violência, formas inaceitáveis de comportamento, fruto do patriarcado e do machismo estrutural.

Eu sei que existem mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade que já passaram e passam todos os dias por situações muito piores do que as que eu vivi este ano, e isto é inaceitável, angustiante e frustrante também.

Não dá pra falar sobre a importância de cuidar da saúde mental como indivíduos, se como sociedade estamos doentes.

Posso estar exausta como ser humano de ver tanta impunidade. Mas mesmo exausta é necessário falar que a violência contra ás mulheres e contra pessoas vulneráveis é inaceitável.

Eu sei que é difícil falar sobre agressões, eu sei que a sensação de humilhação de vivenciar tal situação é sufocante, mas calar não é o melhor caminho. É preciso falar, é preciso articular, é preciso denunciar, é preciso lutar, é preciso unir forças.

É preciso parar de normalizar a violência contra as mulheres e contra as pessoas vulneráveis se quisermos levar a sério as questões relacionadas com a saúde mental.

Dezessete

Quando uma pessoa grandiosa governa,
a multidão mal percebe sua existência

Quando uma pessoa não tão grande governa,
ela é amada e respeitada

Quando uma pessoa inferior governa,
ela é temida

Quando uma pessoa má governa,
ela é desprezada pela multidão

Com quanta prudência há que medir às palavras ao liderar!

Quando as obras se concluem e as coisas seguem o curso natural
a multidão conclui: eis as nossas realizações

Adaptação livre de distinção de gênero, por Keylla García.

O estresse e as redes sociais fora do ar

Um dia offline pode ter um potencial enorme de aliviar o estresse, mas o contrário também é verdadeiro.

A semana começou com a instabilidade no WhatsApp, no Instagram e no Facebook, e essa instabilidade, mexe com o emocional Bolachinhas 🍪🥠.

De um lado temos o vício, cada rede social cria uma necessidade que só pode ser suprida pela própria rede social, mesmo que temporariamente – e o nome disso é vício, dependência…

Por outro lado, com a pandemia, muitos negócios migraram pro online, alguns deles nasceram no online e a maioria faz negócios pelo Instagram, pelo Facebook e pelo WhatsApp. Por isso, meio expediente offline – pode ter gerado estresse para empreendedores, empresários e trabalhadores pegos desprevenidos, do nada, de repente…

Os sinais de gatilhos do estresse podem se tornar mais nítidos sempre que a sensação de impotência surge, quando percebemos que não podemos fazer nada a respeito pra mudar aquela situação.

🤸🏻‍♀️✨ Sorte do dia: Mesmo quando você não pode mudar a situação, você pode mudar sua reação àquela situação.

Confesso que durante o apagão do facebook, do Instagram e do WhatsApp eu me peguei abrindo os aplicativos pelo menos umas 5 vezes, todas as vezes em momentos em que eu estava “distraída e me esqueci que as redes estavam fora do ar”, ou então foi “só pra saber se voltou”…

E mesmo com estes fortes indícios de dependência, neste tempo forçadamente offline, eu encontrei outras formas de utilizar o meu tempo e também de me comunicar. O que era importante e urgente foi feito por ligação e por sms. O que podia esperar, esperou.

O mundo se torna cada vez mais conectado, e junto a isso, nos tornamos cada vez mais carentes de momentos de pausa, momentos de ócio, momentos sem estímulos audiovisuais. Se antigamente no século XX a tela era muito pesada e ficava dentro de um caixote no meio da sala de estar, hoje quase todo mundo tem uma tela na palma da mão.

As redes sociais ficaram fora do ar globalmente por algumas horas na segunda-feira 04/10/2021 e esta pausa forçada é uma oportunidade de avaliar como a situação influenciou a sua percepção do estresse. Uma oportunidade de mensurar: quantas vezes ao longo do dia você abriu os apps do Mark Zuckerberg, só pra ver se já tinham voltado a funcionar?

As respostas para essas perguntas não são realmente importantes, mas a reflexão sim, refletir sobre nossos padrões de comportamento é um exercício de autoconhecimento e de autocuidado. E a melhor forma de começar a aliviar estresse é se conhecendo. Faz sentido pra vocês Bolachinhas?

Dezoito

Quando a Tao é abandonada
aparecem a moralidade e a justiça
O intelecto e a inteligência governam
e surge a hipocrisia
Quando a família perde a harmonia
surgem as obrigações filiais e paternais
Quando a desordem se estabelece no país
surgem os “ministros leais”

Adaptação livre de distinção de gênero, por Keylla García.

Energia potencial e estresse

🤸🏻‍♀️✨ Sorte do dia: você tem uma enorme energia potencial para criar momentos livres de estresse na sua rotina.

É isso mesmo Bolachinhas, energia potencial é aquela energia da física que não está expressa ainda, ela existe como possibilidade.

É preciso começar um movimento interno e expandi-lo no exterior.

Na prática você pode fazer 3 coisas hoje:

🍪 Mantenha o celular no silencioso e guardado durante a próxima refeição;

🍪 Vá para um lugar onde você possa observar um pedacinho de natureza, uma árvore, um jardim, um vaso de planta, coloque o cronometro no celular e se permita observar a natureza por 5 minutos;

🍪 Dê um abraço de 30 segundos na primeira pessoa querida que você encontrar depois de ler este post.

Prontos pra explorar estas possibilidades de desestressar Biscoitinhos?

O Biscoito Cósmico no Imagine 2030 Festival – Edição 2021

Oi Biscoitinhos 🥠 e Bolachinhas 🍪! Tudo bem com vocês?

O Imagine 2030 Festival é um evento realizado de forma colaborativa por pessoas transformadoras que fazem parte da rede de Antenas do projeto Imagine 2030 – Este projeto convida todas as pessoas a serem criadoras de um futuro radicalmente diferente: imaginando e agindo agora.

Em 2021 o Festival traz um chamado à ação urgente em defesa da vida. Em um momento em que os problemas como o aumento da pobreza, da fome, do desemprego, a crise energética, a crise hídrica, os recordes de desmatamento, violências múltiplas contra as mulheres e também contra outras tantas minorias, reforça a importância de tratar com seriedade os objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos na Agenda 2030 pela ONU.

A Keylla García cridora do Biscoito Cósmico é Antena do Imagine 2030 desde 2020 e participa do Festival em 3 momentos distintos:
Roda de conversa; Oficina Prática e Conversa Aberta.
(ODS3 SAÚDE E BEM-ESTAR – AGENDA 2030)

Conversa Aberta: Aliviando o estresse através do autocuidado e do autoconhecimento;

Anfitriãs: Keylla García e Luciana Pereira;

Data: Quarta-feira (29/09) 19h30 às 20h50 (duração 1h20min);

Programação online, gratuita e aberta ao público – ingressos pelo sympla

O que esperar dessa conversa:

Keylla García (terapeuta holística, bióloga, estudante de Acupuntura e técnicas de alívio e controle do estresse) convida Luciana Pereira (acupunturista, instrutora de Yoga e professora de medicina Tradicional Chinesa) para uma conversa sobre:  “Por que as atividades que trabalham corpo e mente (exemplo: Yoga, Qi Gong, algumas artes marciais) aliviam o estresse e melhoram a sensação de bem-estar de quem pratica regularmente?”. A conversa vai abordar a importância de cultivar atitudes cotidianas que alternam quietude e movimento; e falar sobre o potencial de alivio que a mente exerce sobre o corpo e que o corpo exerce sobre a mente.

Oficina Prática: Aliviando o estresse com técnicas da Medicina Chinesa
(Idealização e condução Keylla García);

Data: Domingo (26/09) 9h20 às 10h20 (duração de 1h);

Programação online, gratuita e aberta ao público – ingressos pelo sympla

O que esperar de da oficina:

Aprenda técnicas da Medicina Tradicional Chinesa para que você possa ampliar sua consciência corporal, controlar a respiração e realizar automassagens focadas em alívio de sintomas causados por estresse, como bruxismo, diminuição da libido, fadiga, etc… Ideal para jovens e adultos, mas todas as pessoas são bem vindas!

Materiais necessários:

Roupas confortáveis e um pouco de espaço ao seu redor; podem utilizar uma almofada para assentar no chão se possível ou uma cadeira que possibilite ficar com os pés bem apoiados no chão.

Roda de conversa: O que podemos fazer para aliviar o estresse no dia
(Anfitriã Keylla García);

Data Terça-feira (21/09) 19h30 às 21h (duração 1h30min);

Programação online, gratuita, exclusiva para Antenas Imagine 2030.

A programação online e gratuita reune muitas pessoas que estão, no momento presente, comprometidas com a construção desse futuro a partir de si mesmas. Entre os dias 17 a 30 DE SETEMBRO DE 2021, durante a semana global de ação pelos ODS (Objetivos de desenvolvimento sustentável) – tudo no festival é transformação e impacto, acontecendo no tempo presente: no conteúdo e na forma através de rodas de conversa, conversas abertas, diálogos provocadores, oficinas práticas, sessão de cinema, sessão de leitura e muito mais!

Por aqui somos só gratidão por contribuir e imaginar um futuro possível, palpável e alinhado com as ODS. Vou colocar aqui o link do formulário de inscrição pra quem gostou de conhecer o movimento Imagine 2030 e quer fazer parte como Antena, venha!

Seu corpo é cura e sua mente sabe o que você precisa fazer.

É isso mesmo Biscoitinhos e Bolachinhas, você sabe o que é melhor pra você, mas talvez não saiba que sabe. Você precisa começar a se escutar.

Acontece que pra escutar o nosso interior é preciso silenciar (tanto o interior quanto o exterior). É preciso pausar, desacelerar e começar a por no papel o que é essencial.

É essencial nutrir a alma com beleza, com arte, poesia, dança…

É essencial nutrir o corpo com movimento, com força, com garra…

É essencial nutrir a mente com oxigênio, com atenção plena, com alegria…

É essencial buscar o equilíbrio.

Se por um lado sabemos o que precisamos nutrir, por outro sabemos o que precisamos parar de alimentar.

Pare de alimentar o tempo na frente das telas, é fundamental equilibrar isso. Não é fácil, estamos cada vez mais conectados. Eu mesma estou aqui neste momento comunicando e plantando sementes em terras online.

Não é preciso largar tudo, afinal, o universo online esta cada vez mais presente, englobou a educação no ano passado, uma fronteira que parecia estar bem distante de fazer essa integração. – Mas é preciso estabelecer um tempo, desabilitar notificações, deixar os aparelhos na sala de estar na hora de dormir…

Pequenas mudanças, pequenas vitórias, que no final do dia transformam uma vida no automático em uma vida atenta.

É um exercício de autoconhecimento e de autocuidado. E quanto mais a gente se exercita, mais tempo passamos desligados do modo automático e assim o corpo encontra cura e a mente encontra formas de nos dizer o que fazer pra viver melhor.

Faz sentido? Conta aqui nos comentários como você tem experienciado atitudes de autocuidado e autoconhecimento no seu dia a dia.

Como o estresse crônico modifica o cérebro e afeta sua rotina?

Oi Biscoitinhos 🥠 e Bolachinhas 🍪! Tudo bem por ai?

Sabia que quando o estresse se torna crônico na vida de uma pessoa ele afeta diretamente sua saúde e o bem estar? E sim, a pandemia da Covid-19 aumentou significativamente o numero de pessoas que sofrem com o estresse crônico. É por isso que incluir na rotina atitudes de autocuidado pode ajudar as pessoas a aliviarem a carga de estresse que experienciam no dia a dia.

Não é possível viver sem estresse, na verdade, um pouco de estresse faz bem. Quando uma pessoa supera um evento estressante ela se torna mais resiliente, mais confiante e fica satisfeita por ter conseguido superar aquele percalço.

Mas quando o estresse é muito grande ou quando o estresse se tona algo cotidiano (crônico) ele precisa ser tratado imediatamente. Esse estresse de repetição pode impactar muito o funcionamento do cérebro humano podendo desencadear problemas físicos e psicológicos.

O estresse crônico é o principal gatilho para a inflamação persistente no corpo humano. E a inflamação crônica, por sua vez cria o ambiente propício para problemas de saúde, e esta relacionada com o agravamento de inumeras doenças, incluindo diabetes, doenças cardíacas, doenças autoimunes, canceres e por ai vai…

Focando no que acontece no cérebro, o estresse de repetição torna a barreira que protege o cérebro da inflamação mais permeável e consequentemente o hipocampo (região relacionada com o aprendizado e a memória) sofre com isso. É por isso que pessoas estressadas relatam que estão esquecendo mais facilmente das coisas, esse processo inflamatório. também compromete a motivação e a agilidade mental de quem esta estressado.

Além disso, quando mantemos níveis elevados de hormônio cortisol no corpo por muitos dias favorecemos transtornos de humor e a redução do hipocampo. Os efeitos do estresse crônico também podem afetar os ciclos menstruais nas pessoas que menstruam.

A ciência e a medicina ocidental já comprovaram que o estresse crônico pode levar a casos de depressão, e a depressão é uma das principais causas de incapacidade no mundo. Além disso, quem já teve depressão uma vez tem mais chances de ter outro episódio quando esta estressado e o ciclo se repete…

E por último, mas não menos importante o estresse crônico altera substancias químicas no cérebro, como a serotonina, que é muito importante na regulação do humor e do bem-estar.

Um sintoma que aparece muito é a perturbação do sono e os quadros de insônia é por isso que cuidar da qualidade do sono é tão importante quando buscamos reduzir e aliviar a carga de estresse no dia a dia.

Essas modificações no cérebro comprometem as capacidades cognitivas das pessoas afetando as habilidade de planejamento e de solução de problemas. É comum as pessoas se verem obrigadas a assumir uma carga de trabalho cada vez maior seja no seu emprego ou na escola, consequentemente isso causa uma redução da sensação de realização e aumenta a suscetibilidade à ansiedade e depressão, num ciclo vicioso.

Quando vivemos sob estresse crônico, como foi o caso da pandemia, o estresse em si, pode forçar o cérebro a migrar para um sistema de hábitos que incluem comportamento de acumulação, e aumento de medos irracionais. Estes medos acabam por anular a capacidade básica de tomar decisões frias e racionais o que deixa as pessoas fragilizadas e mais vulneráveis.

Mas o que podemos fazer se estivermos sofrendo de estresse crônico?

🤸🏻‍♀️✨ Movimentar-se, praticar exercícios físicos regularmente combate a inflamação ao favorecer uma resposta antiinflamatória internamente no corpo. Além disso promove a formação de novas células cerebrais no hipocampo, e de quebra melhora o humor e a cognição (capacidade de adquirir novos conhecimentos).

🤸🏻‍♀️✨ Tempo de qualidade com seu ciclo social (família, amigos, vizinhos, colegas de trabalho…) – relaxar e interagir com estas pessoas é uma distração que ajuda a reduzir a sensação do estresse.

🤸🏻‍♀️✨ Estudar algo que você goste é um método contra-intuítivo que funciona assim: quando aprendemos algo novo aumentamos as reservas cognitivas no cérebro, criamos um estoque de habilidades mentais e este hábito fornece uma certa proteção quando experienciamos eventos negativos.

🤸🏻‍♀️✨ Meditação e atenção plena são técnicas que trabalham a habilidade de permanecer focado no momento presente, comprovadamente aliviam o estresse, ansiedade, depressão e melhoram a qualidade do sono.

🤸🏻‍♀️✨ Fazer um trabalho voluntário, ajudar alguém ou alguma causa com a qual você se importe ativa o sistema de recompensa no cérebro e aumenta os sentimentos positivos em relação a vida.

É muito importante perceber quando passamos por experiências estressantes ou vivemos períodos estressantes, o tratamento precoce do estresse é a chave para bons resultados. Lembre-se que misturar as atividades descritas acima é crucial para melhorar o humor, a qualidade de seus pensamentos e sua saúde física.

E você não precisa esperar até se sentir sobrecarregado. Pode começar a aliviar o estresse à partir de hoje, fazendo por você, pelo menos uma coisa para aliviar o estresse no dia!

Fonte:

Dezenove

Anulando a religiosidade e abandonando a astúcia
as pessoas se beneficiarão cem vezes
Anulando os favores e rejeitando a moralidade
as pessoas retornarão ao amor fraternal
Anulando a engenhosidade e abandonando a sagacidade
não haverá mais ladrões nem roubos

Se estas três frases ditas não são o suficiente

Então faça existir aquilo em que se possa confiar
Encontre e abrace a simplicidade
Reduza o egoísmo e diminua os desejos materiais
Assim, não terás preocupações

Adaptação livre de distinção de gênero, por Keylla García.

Rodas de conversa sobre o estresse

Por que falar sobre o estresse é tão importante?

O estresse faz parte da vida de todos os seres vivos. É uma reação fisiológica intimamente relacionada com a sobrevivência.

Se por um lado, não podemos mudar o fato de que vamos ficar estressados. Por outro, podemos mudar a forma como lidamos com episódios de estresse e assim evitar o estresse crônico.

Uma das formas de aprender sobre o estresse e de encontrar formas diferentes de aliviar e controlar o estresse no dia a dia é ouvindo a experiência de outras pessoas e compartilhando a nossa.

Afinal de contas, o que te estressa Bolachinha, não necessariamente me estressa e vice-versa. Mas isso não nos impede de aprender.

🤸🏻‍♀️✨ Na verdade, a troca de experiências em uma roda de conversa sobre o estresse favorece insights sobre novas formas de lidar com o estresse.

E a forma como essa troca acontece dentro de uma Roda de Conversa proposta pelas Antenas do @imagine2030 é muito proveitosa, pois cada participante fala sobre o assunto do seu ponto de vista, dentro da sua experiência pessoal e em primeira pessoa.


A Roda de conversa que eu propus ontem foi apenas para Antenas – pessoas que fazem parte da comunidade do @imagine2030 – um bate papo muito massa entre Minas, Rio e São Paulo.

O Imagine 2030 Festival está rolando até o dia 30/09 com uma programação bem bacana. É uma oprtunidade de falarmos abertamente sobre as ODS da Agenda 2030 da ONU. O @biscoitocosmico participa do festival em mais dois momentos que abordam o estresse:

26/09 domingo às 9h20 – Oficina Prática

29/09 quarta à 19h30 – Conversa Aberta

🤸🏻‍♀️✨ O evento é gratuito. Curtiu? Então venha Bolachinha!

Coisas que começam no pensamento e se transformam em movimento

Vamos começar pensando pra logo depois partir pra ação Bolachinhas!


Quando estamos nos sentindo sobrecarregados pode ser díficil fazer este exercício. Afinal de contas, como é que você vai parar pra pensar no que dá sentido pra sua vida, se constantemente você se sente cansado e sem tempo pra relaxar?

Calma Bolachinha estressada, eu vou explicar:


É justamente quando a gente não aguenta mais o jeito como as coisas estão que estamos prontos pra mudar.


E pra começar a mudar é necessário saber onde você quer chegar. Faz sentido?


Um bom jeito de saber onde você quer chegar é anotando em um caderno, papel ou bloco de notas do celular: 5 coisas que dão sentido pra sua vida.


🤸🏻‍♀️✨ – Fez isso? Pois faça Bolachinha. Você já esta aqui lendo o post, não é mesmo?


Agora anote 5 coisas que te trazem alegria.

🤸🏻‍♀️✨ – Você entrou em contato com alguma dessas coisas hoje?

🤸🏻‍♀️✨ – Consegue fazer isso com pelo menos 1 delas?


São 10 possibilidades e a lição que quero compartilhar aqui é simples:


🤸🏻‍♀️✨ – Esteja consciente do que faz sentido na sua vida e o que te trás alegria.
E se permita entrar em contato com pelo menos uma destas coisas hoje.

🍪 – Não tenho tempo.

🤸🏻‍♀️✨ – Tem tempo sim Bolachinha.
🤸🏻‍♀️✨ – O que são 3 minutos no seu dia?
🤸🏻‍♀️✨ – Permita-se.


A jornada para aliviar o estresse é individual. Mas você não precisa se sentir sozinho pelo caminho.

Que tal contar aqui nos comentários uma coisa que trás alegria pra você?

O que você pode fazer – por você – antes do verão chegar?

Oi Biscoitinhos e Bolachinhas, tudo bom?
🍪 Imaginem a cena:

Antes do verão chegar você se olha no espelho e percebe que esta se sentindo muito bem consigo mesmo;

Percebe que tem experimentado momentos de tranquilidade mental; que aquela ansiedade, antes tão frequente, não é mais tão frequente assim;

Percebe que sua disposição aumentou, que você se aproximou de pessoas queridas, que você tem se permitido descansar;

Percebe que você saiu do modo automático, que você tem mais tempo à medida que abre espaços de autocuidado na rotina;

🍪 Imagina a cena: você está de frente para o espelho observando aspectos da sua vida que mudaram durante a primavera, você está as vésperas do verão chegar.

🤸🏻‍♀️✨ Na minha jornada em busca de aliviar o estresse eu percebi que 21 dias não era suficientes para alterar padrões comportamentais que eu repetia há décadas. Mesmo assim os 21 dias possibilitam que você conheça e experimente práticas de autocuidado e autoconhecimento que possuem grande potencial de promover mudanças.

🤸🏻‍♀️✨ Também percebi que 64 dias não era suficientes pra me livrar de hábitos de auto-sabotagem. Mesmo assim os 64 dias possibilitam cultivar força de vontade, coragem e perseverança – atitudes mentais necessárias pra que os hábitos se modifiquem na nossa rotina.

🤸🏻‍♀️✨ E quando alcancei 81 dias fazendo pelo menos uma coisa por dia para aliviar o estresse eu percebi que os padrões metais e hábitos comportamentais que eu queria mudar a muito tempo tinham se alterado. Comecei a sorrir mais, a ter mais foco, mais esperança e a encontrar mais momentos de alegria no meu dia a dia.

Imagine a cena: O verão chegou e você está de frente para o espelho observando os aspectos da sua vida que mudaram durante a primavera. E o melhor de tudo Bolachinha, é que a primavera chega essa semana, na quarta-feira dia 22/09 e você tem uma estação inteira pela frente pra mudar hábitos e aliviar o estresse e a ansiedade.

A arte de desestressar através da prosa e da poesia

Oi Biscoitinhos e Bolachinhas, bom domingo!

Hoje eu compartilho uma poesia em prosa escrita por mim, os versos refletem minha formação com Bióloga, escritora, estudante de Acupuntura e amante da Medicina Tradicional Chinesa.

Te convido a ler e deixar um comentário com a sua reflexão sobre o tema que abordei.

Sobre as duas estações

– poesia escrita por Keylla García em setembro de 2021 (ás vésperas da primavera)

Essa história é de antes de existir as estações Yin e Yang. De quando a Terra era regida por 4 forças, quando o ritmo era mais lento e ainda assim as pessoas não conseguiam prestar atenção no tempo.

Haviam divindades visíveis em todos os lugares. Uma poderosa estrela incandescente brilhava todos os dias, aquecia o planeta e fornecia energia pra que a vida se estabelecesse. Uma única lua marcava os meses demonstrando sua constante mutação, evidenciando as quatro faces, se ocultando em introspecção e se expandindo em claridade.

O mar em criativo movimento, fornecia todas as gotas de água aos seres e sempre as atraia de volta em um ciclo constante de mutação.

Todos os seres existentes eram expressões divinas. E o simples toque em uma pedra possibilitava a troca de energia. Havia tanto a aprender que a natureza possibilitou a existência da consciência curiosa e através dela a humanidade despertou.

Quando as pessoas se multiplicaram ao ponto de somarem 8 bilhões de indivíduos, elas não perceberam que as estações do ano já não aconteciam. Não se viam interligadas com os outros seres que existiam.

Por acenderem cada vez mais luzes acabaram por apagar o Céu. E os pensamentos atingiram uma frequência coletiva que propagou a ideia de que a temperatura da Terra não estava se alterando e assim surgiram duas estações: Yin e Yang – e o ciclo de aprendizagem transmutou.

– por Keylla García

🤸🏻‍♀️✨ Compartilhe comigo suas reflexões Biscoitinhos e Bolachinhas, ficarei feliz em ler.

As Verdades e mentiras sobre a leitura aliviar o estresse

Aliviar o estresse é sobre criar espaços no seu dia Bolachinhas.

Espaços, pausas ou momentos se preferir.

Quando você cria situações que te permitem focar a atenção por um certo tempo, e neste tempo seguir uma linha de raciocínio ou aprender algo novo, você na verdade está dando tempo para o seu cérebro relaxar.

Momentos antes de escrever este post eu estava justamente lendo um livro que fala sobre o silêncio. Um best seller com reflexões de Erling Kagge sobre a época em que vivemos. Sobre todo o ruído, todas as informações, todas as telas, todos os posts que existem hoje em contra-partida ao desconforto de lidar com o ócio e com o silêncio propriamente dito.

Ler tem um potencial enorme de te desestressar. De levar sua imaginação junto com sua capacidade de raciocínio para outro lugar.

Dizendo assim, vocês poderiam concluir Biscoitinhos, que ler no computador ou no celular também desestressa. Mas não funciona assim.

Quando você abre um livro e cria este espaço de leitura no seu dia, existem muito menos interferências do que quando você lê uma pagina na internet. Um livro também não tem o brilho da tela, não tem propagandas…

A leitura também aumenta a reserva cognitiva do cérebro, como se fosse uma musculação para os neurônios, mudando a química hormonal intra e extra celular.

Se vocês ainda tiverem dúvidas sobre o livro físico ou digital, te convido a pesquisar sobre a dependência que aplicativos promovem no comportamento humano. Já o hábito de ler livros físicos é algo que seres humanos aprendem e tomam gosto ao ver – durante a infância – outros seres humanos lendo.

Que livro você esta lendo Bolachinha? Ou que livro vai começar a ler?

O movimento de desestressar

🤸🏻‍♀️✨ O movimento de desestressar é um movimento que começa internamente, é introspectivo e pessoal.

Quando o movimento interno transmuta, se torna visível em ações, aproximando pessoas que compartilham valores semelhantes.

O movimento de desestressar é um movimento de pessoas que assumem a responsabilidade sobre suas vidas, sobre seus hábitos e suas atitudes. E assim, controlam a forma como experienciam episódios de estresse no dia a dia.

Pessoas desestressadas encontram tempo em suas agendas atarefadas para relaxar. Não se deixam levar pelo ritmo acelerado que diz que é necessário ser produtivo o tempo todo e estar sempre ocupado.

O Biscoito Cósmico acredita nisso, e você Bolachinha? Faz parte do movimento de desestressar?

🤸🏻‍♀️✨ Eu tô aqui pra te ajudar a descobrir formas de controlar o estresse, maneiras diferentes de desestressar e assim alcançar autonomia na sua saúde física e mental.

Pra relaxar você precisa aprender a persistir

🤸🏻‍♀️✨ É sobre tentar, e tentar de novo e seguir tentado até conseguir desestressar.

“Tudo o que você quer transformar na sua vida exige esforço, determinação e persistência.”

Se você quer mudar hábitos, incluir atitudes de autocuidado na sua rotina, ter tempo de qualidade com quem você ama, comer melhor, dormir melhor… Se quiser mudar padrões é preciso insistir.

🤸🏻‍♀️✨ O que você esta tentando mudar ultimamente?

🤸🏻‍♀️✨ Qual hábito você quer incorporar e vira e mexe larga mão e volta a agir como antes?

Tenha isso claro na sua mente e se possível anote no seu caderno, escreva um compromisso consigo mesmo e depois guarde o caderno e comece a agir.

Tente sem medo de fracassar, sem medo de errar, sem medo de não alcançar.

A grande diferença entre as pessoas que tem tempo pra relaxar e as que não tem tempo de desestressar é essa. Depois de 81 dias tentando eu garanto que você não vai querer parar de tentar Bolachinha.

Imagine 2030 Festival | Edição 2021

Oi Biscoitinhos e Bolachinhas! Tudo bem por ai? Tá ai uma oportunidade de desestressar!
Um Festival online gratuito que vai ocorrer dos dias 17 a 30 de setembro. Alguém por aqui já tinha ouvido falar do Imagine 2030?

🤸🏻‍♀️✨  Vou contar como conheci o @imagine2030 e porque eu quero que você conheça também Bolachinha!

Foi no início da pandemia, estava conversando com uma amiga da @doce_leva Falando sobre como as notícias estavam me deixando pra baixo e sem esperanças de que a humanidade se tornasse melhor.

Você passou por algo parecido com essa sensação durante a Pandemia Bolachinha?

Bom, minha amiga contou que também estava passando por isso, e que tinha encontrado este projeto Imagine 2030, onde as pessoas se reunem online pra uma conversa sobre as coisas que podem fazer pra transformar a realidade atual naquela em que imaginam viver.

Pra participar só precisa preencher um formulário do google (quem quiser é só mandar uma mensagem direta que eu envio o link).

Depois da solicitação, as instruções sobre como o grupo flui são preenchidos e se a pessoa aceitar ela passa a ser uma Antena. A partir dai pode participar de certas Rodas de conversa quiser ao longo do ano.

@imagine2030 é gratuito e transformador, como uma pontinha de esperança que brota quando a gente vê uma boa ação repercutindo e vai crescendo, crescendo e agora florescendo no Festival 🌻

E por falar em festival este ano vou propor esta Roda de Conversa sobre o estresse. É exclusivo para Antenas, mas se você não quer entrar pro grupo, não tem problema. Estaremos em mais duas atividades abertas ao público, gratuitas e online e em breve compartilho os links do sympla por aqui pra quem quiser desestressar comigo!

🤸🏻‍♀️✨  Preciso dizer que estou muito feliz por colaborar com o Imagine 2030 Festival – edição 2021. E se você ficou feliz pelo @biscoitocosmico deixa uma bolachinha 🍪 aqui nos comentários pra aquecer o coração 

Massagem Ayurvédica

Oi Biscoitinhos e Bolachinhas, tudo bem por ai?

Estou me aventurando no universo da massagem ayurvédica, fazendo uma imersão em curso na escola onde comecei a praticar yoga anos atrás, e também onde recebi minha primeira lição de meditação nos meus 20 e poucos anos de vida: a Ananda Marga BH.

Eu sei que a Medicina Ayurvédica é tão vasta quanto a Acupuntura. E hoje na aula depois que me apresentei me disseram assim: um dia você vai ter que escolher entre a Acupuntura e a Ayurvédica.

🤸🏻‍♀️✨ Eu ri, meu coração ama a Acupuntura eu já escolhi. De olhos fechados ou abertos tenho a certeza clara que vou estudar Acupuntura e Medicina Chinesa enquanto eu respirar.

Mas o que é que estou fazendo num curso de Yoga Massagem Ayurvédica então?

Estou aprendendo algo novo, trocando experiências, conhecendo outros terapeutas. Aprendendo manobras deliciosas de massagem, estou somando conhecimentos.

Desde que decidi fazer pelo menos uma coisa por dia pra aliviar o meu estresse eu me abri pro novo.

Estudando e experimentando técnicas de controle e alívio do estresse eu pude ver que as terapias alternativas funcionam como um atalho. São práticas curativas que recarregam as energias e equilibram corpo e mente. Sendo assim, como é que eu ia deixar passar em branco uma oportunidade de aprender algo tão transformador?

E por aqui? Alguém conhece a massagem ayurvédica, já recebeu ou tem vontade de experimentar?

É preciso sair do modo automático pra desestressar

Como sair do modo automático e começar a desestressar Bolachinha 🤸🏻‍♀️✨

Quando a vida segue em modo automático nem mesmo numa piscina você encontra paz.

No automático não existe tempo pra apreciar o sol se pôr. No automático estamos ocupados demais tentando conquistar todas as coisas que precisamos ter pra ser feliz.

Em modo automático a sua mente te conduz pra um mar de ansiedade e insatisfação.

Pessoas se tornam mais felizes e menos estressadas quando percebem que a vida não é sobre as coisas que você pode possuir, mas sim sobre as coisas que você faz enquanto vive.

Pode parecer clichê, é 2021 e boa parte das pessoas estão sim, muito ocupadas em acumular e conquistar, afinal de contas vamos viver 90, talvez 100 anos e é preciso garantir que em algum momento você possa descansar e apreciar um pôr do sol como este deste post.

E pra “facilitar” ligamos o modo automático e seguimos trabalhando, sem ter tempo de qualidade com quem a gente ama, sem fazer exercícios físicos, sem prestar atenção em como nos alimentamos, sem meditar… meditar não combina com tudo que precisamos conquistar.

Esse modo automático é uma ilusão, todo dia o sol se levanta e se põe. Todo dia existem oportunidades de deslumbramento.

Desestressar é uma questão de apreciar o agora, de viver o momento presente e de desapegar de tudo aquilo que você “precisa” de ter antes de se permitir relaxar.

O desafio esta em querer!

Você já parou pra pensar em como tudo, absolutamente tudo o que você conquistou até hoje começou com um desejo, uma vontade ou uma ideia?

É como se existisse um mar de ideias flutuantes, elas passam por nossas mentes e algumas se tornam concretas, enquanto outras simplesmente se vão.

A grande diferença esta no que fazemos com estas ideias ou com estas vontades.

O que separa uma pessoa estressada de uma pessoa desestressada é a força de vontade. É o querer.

Sua mente pode criar obstáculos ou encontrar caminhos, encontrar tempo, oportunidades.

No final do dia é só você com seu corpo e sua mente. Se você esta flertando com a ideia de desestressar, com a vontade de viver com mais leveza, sem ansiedade e talvez até com menos dores no corpo eu te convido a começar a prestar atenção nas pequenas alegrias da sua vida.

Aquelas alegrias que só você tem, que dizem respeito a sua realidade, que muitas vezes não cabem aqui num post de instagram. E depois de fazer este exercício anote em um caderno ou em um papel o que te trás alegria e como você pode se conectar com esta alegria no seu dia a dia.

Este exercício mudou minha forma de pensar o sucesso e a realização pessoal e eu espero que faça o mesmo por você Biscoitinho.

Vinte

Entre aceitar e repudiar, qual a diferença?
Entre apreciar e desprezar, qual a distância?
O que a humanidade teme, poderia não temer?

Solidão! Quanto tempo durarás?

As pessoas estão radiantes como se fossem à uma grande festa
Como se saíssem à varanda na primavera

Minha estrutura física não tem expressão
Sou como uma criança recém-nascida que ainda não sabe rir
Sou como uma estrela solitária que não tem onde se apoiar

Todas as pessoas possuem em excesso
Somente eu aparento estar perdendo
Sou como alguém ignorante de coração puro

As pessoas medíocres vivem lúcidas
enquanto eu aparento estar confusa
As pessoas medíocres vivem com clareza
Somente eu estou introspectiva
Indefinida como uma infinita noite silenciosa

Todas as pessoas se apegam ao ego
Somente eu o ignoro e o considero precário

Quero me distinguir dos demais
ao valorizar e alimentar-me da Mãe ancestral

Adaptação livre de distinção de gênero, por Keylla García.

# Dia 64 – Se você ignorar estes 3 aspectos não vai conseguir relaxar

Oi Biscoitinhos 🥠 e Bolachinhas 🍪! Tô feliz que batemos a segunda meta!!!

Se você completou 64 dias fazendo pelo menos uma coisa para aliviar o seu estresse, você fez mais que muita gente já fez em toda a vida. Como você esta se sentindo?

Hoje quero falar sobre os 3 aspectos da nossa existência que precisam ser cuidados por nós mesmos quando decidimos relaxar.

🤸🏻‍♀️✨ Aspecto Mental

🤸🏻‍♀️✨ Aspecto Corporal

🤸🏻‍♀️✨ Aspecto Social

De forma prática você alivia o estresse no âmbito mental quando faz algo para desacelerar a sua mente. E como que faz isso? Criando pausas durante o dia para se concentrar na sua respiração, praticando meditação, Qi Gong ou Tai Chi Chuan.

Você alivia o estresse no âmbito corporal quando faz algo para movimentar o seu corpo. Aqui estou falando de natação, yoga, artes marciais, dança, corrida ou caminhada. Se exercitar é essencial na arte de desestressar.

E por fim, você precisa cuidar do âmbito social, acionando sua rede de apoio e conversando com amigos, passando um tempo de qualidade com sua família e se engajando com alguma causa social e fazendo uma boa ação que promova mudanças positivas na sua comunidade.

Se você conseguir cuidar destes 3 aspectos eu garanto que pouco tempo vai experimentar uma melhora no humor, alívio de dores físicas e diminuição de crises de ansiedade e nervosismo.

Mas você não precisa fazer tudo isso, todos os dias e desde o início, comece fazendo pelo menos uma coisa por dia para aliviar o estresse e mantenha a frequência por 21, 64 e 81 dias. Neste período você vai intercalando coisas que aliviam o estresse no âmbito mental, corporal e social.

O segredo de desestressar esta na simplicidade e na persistência.

# Dia 63 – Desestressar é mergulhar dentro de si mesmo

Oi Biscoitinhos 🥠 e Bolachinhas 🍪, tudo bem por ai?

Vou ser sincera com vocês, é mais fácil fazer uma coisa por dia para aliviar o meu estressse diário do que postar todos os dia sobre as lições que aprendi sobre desestressar.

No caminho entre fazer e produzir conteúdo eu percebo como a internet e as rede sociais sugam a nossa energia vital. Equilibrar o online com o offline tem sido um desafio que busco desvendar me acolhendo, me ouvindo e me cuidando. Neste meio do caminho me embananei e pulei alguns dias de postagem aqui no blog. Foram poucos, mas foi o suficiente pra experimentar um sentimento leve de cobrança, junto com uma vozinha interior dizendo que eu preciso persistir por aqui também.

🤸🏻‍♀️✨ Se alguém ai do outro lado estiver seguindo as lições que tenho compartilhando por aqui quero que saiba que mesmo nos dias mais difíceis, eu faço pelo menos uma coisa por mim. Não é que fique mais fácil com o tempo, mas estou ficando melhor na arte do autocuidade.

A minha jornada tem sido um mergulho dentro de mim mesma, com momentos de caos e de calmaria, momentos de introspecção e extroversão, e no caminho tenho colecionado insights e clarezas.

Estou feliz por ter chegado até aqui! E aos Biscoitinhos e Bolachinhas que me leem aqui no blog, saibam que vou adorar receber comentários e mensagens contando sobre como tem sido a jornada de vocês.

# Dia 62 – Gratidão

Oi Biscoitinhos e Bolachinhas, tudo bem por ai? Eu já falei aqui no blog sobre a prática da gratidão. Agradecer é algo simples, que leva pouquíssimo tempo e que pode se tornar um hábito quando. praticado. diariamente.

Pra quem esta começando na arte de desestressar eu sugiro que faça o seguinte exercício. Tire alguns minutos para você, sente-se em uma posição confortável e observe sua respiração. Não precisa alterar a forma de respirar apenas perceba se sua respiração esta lenta ou rápida, esta profunda ou mais superficial?

Agora coloque as duas mãos no peito, uma sobre a outra e responsa mentalmente 3 situações:

🍪 Pense em uma pessoa que você ama;

🍪 Lembre de um momento importante da sua vida;

🍪 Agradeça por ser exatamente quem você é;

Quando estamos estressados, ansiosos ou preocupados pode ser difícil se permitir tirar 5 minutos para agradecer. Quando você se permite pausar, você esta se escutando, se acolhendo e se cuidando.

A mudança acontece de dentro pra fora, o hábito de agradecer altera a sua forma de pensar e são estas pequenas coisas que você faz todos os dias que promovem e aumentam a sensação de contentamento e bem estar.

# Dia 61 – A arte de desestressar en silêncio

Numa escala de 0 a 10 quanto você consegue aproveitar os momentos de silêncio?

Já aconteceu de alguma vez, quando estava sozinho em casa, de ligar a TV numa série ou filme só pra ouvir um diálogo preencher a casa?

Apreciar o silêncio é muito mais difícil do que parece. Falamos pra preencher o ambiente, e também pra silenciar nossos pensamentos de preocupação ou de ansiedade.

🤸🏻‍♀️✨Pra desestressar é preciso aprender que: você não precisa falar o tempo inteiro e também não precisa pensar o tempo todo.

Como é que você faz isso?
Com treino e prática regular.

🤸🏻‍♀️✨ Meditação, yoga, qi gong, tai chi, kung fu e outras artes marciais são atividades que com a frequência podem ajudar você a se sentir cada vez mais a vontade com o silêncio

🤸🏻‍♀️✨ A leitura, o tricô, a jardinagem e a dança também tem um grande potencial de criar momentos de silêncio mental. Quanto mais você praticar atividades que exigem atenção e te colocam em contato com o momento presente mais a vontade com o silêncio você se torna.

🤸🏻‍♀️✨ Até cozinhar pode ser uma atividade que te coloca no momento presente. Mas pra isso você precisa estar atento ao que esta fazendo, aos aromas, ao prato que esta preparando, a altura do fogo, ao borbulha da água…

Para apreciar momentos de silêncio, e aproveitar ao máximo o potencial relaxante destes momentos é preciso que seus pensamentos também se silenciem.

Uma mente tagarela impede que você relaxe. Já parou pra pensar nisso?

Vinte e uma

A abrangência da vacuidade provém inteiramente da Tao
A Tao gera todas as coisas de forma caótica e obscura
Caóticas e obscuras são as suas imagens
E dentro dessa profunda obscuridade há uma essência
A essência é absolutamente autêntica
E dentro dela há uma semente
Desde a antiguidade até hoje o seu nome nunca foi esquecido
Através dela observa-se a origem de todas as formas
Como sabemos que a origem de todas as formas é esta?
A partir da semente

Adaptação livre de distinção de gênero, por Keylla García.

# Dia 60 – Aliviar o estresse é um exercício de autoconhecimento

Reconhecer como você se sente, qual o seu humor ou seu estado de espírito é um grande passo na arte de desestressar.

Quando você não reconhece as sensações que ocorrem no seu corpo e as emoções que transbordam na sua mente, você está vivendo em modo automático. E por isso está mais reativa, as ações se repetem como um padrão de respostas prontas.

Quanto mais você se dedicar a estar consciente do momento que esta vivendo. Quanto mais se dedicar a prestar atenção na sua respiração. Quanto mais se dedicar a criar momentos de descanso, mais espaçadas se tornam as crises de ansiedade e os momentos de nervosismo.

Desestressar é um exercício de autoconhecimento. É uma mudança interna que se reflete no exterior.

Isto não é uma promessa vazia. É a experiência que tive até agora. Desde que me entendo por gente sou ansiosa e fico nervosa com facilidade… mas isso não tem sido mais real. Hoje eu completo 90 dias fazendo pelo menos uma coisa por dia para aliviar meu estresse. Comecei com uma decisão e com um propósito e depois foi preciso persistir.

Se você está se questionando sobre seu nível de estresse e ansiedade, talvez você queira tentar o que testei. Hoje completa 60 dias que comecei a compartilhar as lições que tenho aprendido sobre a arte de desestressar. E uma das lições mais valiosas até aqui é a do poder de decidir mudar.

Me conta nos comentários como posso te ajudar a aliviar o estresse essa semana?

# Dia 59 – Conselhos da Mumu

🤸🏻‍♀️✨ Tá vendo esse solzão lá fora? Pega a preguiça (se tiver com preguiça) e vai preguiçosa mesmo tomar um pouco de sol ☀️!

Você pode encontrar alívio para a carga de estresse que experiencia no trabalho e na rotina de casa em pequenas ações diárias. Como o simples fato de tomar sol.

A grande diferença entre quem desestressa tomando sol e quem continua estressado tomando sol é a intenção. O ato consciente de aproveitar o sol, se permitindo sentir o quentinho na pele, se permitindo pausar e viver o momento presente: são estas sutilezas que contribuem para alívio do estresse.

Tomar sol faz bem, a ciência e a medicina indicam e confirmam que o sol ativa a capacidade da pele de produzir vitamina D, um hormônio que esta presente em inumeros processos metabólicos no nosso corpo, que entre tantas funções favorece o sistema imunológico… Mas tomar sol pensando nos problemas não desestressa.

Quando a gente começa a perceber que a arte de desestressar é um estilo de vida, pode acabar se surpreendendo com a variedade de pequenos hábitos saudáveis que aos poucos vão sendo incorporados no dia a dia.

# Dia 58 – Antes de qualquer coisa, você precisa ter clareza de como quer viver.

🤸🏻‍♀️✨ Sorte do dia Biscoitinhos 🥠 e Bolachinhas 🍪!

Antes de qualquer coisa, você precisa ter clareza de como quer viver.

É muito comum acreditar que o estresse é sinônimo de sucesso. Mas não é bem assim. O sucesso também pode ser medido em sorrisos, também pode ser medido com presença.

Do que adianta ser bem sucedido financeiramente, se no caminho você se desconectar da pessoa que escolheu pra partilhar a vida e não conseguir estabelecer uma relação íntima e próxima com seus filhos por simples falta de tempo?

A publicidade sempre vendeu as coisas que precisamos ter pra medir o sucesso, da casa grande no bairro na zona sul, às roupinhas de marca pros bebês.

Você precisa fazer um exercício introspectivo e olhar para si, observar o seu momento de vida atual pra reconhecer o que te trás alegria hoje, o que você tem hoje que te faria falta em 5, 10, 15 anos?

No final do dia existem sim, inúmeras coisas que custam dinheiro e auxiliam a aliviar o estresse: uma massagem, uma sessão de acupuntura, um consulta fitoterápica, uma terapia cognitiva… Mas existem muitas outras coisas que não são palpável, são hábitos como: beber água, prestar atenção no que você come, passar um tempo de qualidade com quem é importante pra você, ouvir sua intuição, fazer uma automassagem…

A lição de hoje # Dia 58 do desafio de desestressar em 21, 64 e 81 dias é essa: tire alguns minutos pra refletir: o que você sente no seu interior que precisa mudar?

Se você se sentir à vontade, me conte aqui nos comentários o que você precisa mudar 🤸🏻‍♀️✨

# Dia 57 – Se blindar emocionalmente é balela

Tenho lido e visto frequentemente posts sobre como podemos nos blindar para ser felizes, como blindar nossas emoções para aguentar a pressão no trabalho, como blindar a mente para se livrar da ansiedade… E quer saber de uma coisa?

Eu não acredito nessa balela de se Blindar pra aliviar o estresse ou a ansiedade.

Blindar é o mesmo que se fechar pro mundo. E não tem um exemplo na natureza de animais selvagens lidando com o estresse dessa forma. Pelo contrário, a natureza selvagem é onde podemos observar como a vida lida com o estresse e o alívio do estresse no dia a dia. É lá que eu busco inspiração, pois os animais frequentemente estão tranquilos, passam por um momento de perigo, lutam ou foge e quando estão seguros de novo experimentam novamente a tranquilidade de antes.

Nenhuma zebra faz terapia porque um dia um leopardo tentou comer ela. A zebra lida com o estresse na hora que ele surge, ela vive o estresse de peito aberto com coragem e força e quando escapa ela lida com a paz da mesma forma, novamente esta lá tranquila de peito aberto, atenta, mas relaxada. É isso que precisamos entender e interiorizar. O que a gente precisa pra gerenciar o estresse no dia a dia é de coragem.

É preciso se livrar dessas armaduras blindadas que nos afastam da comunidade que participamos e que nos desconectam das sensações corporais, e das emoções.

Você concorda comigo? Então deixe aqui seu comentário, vem aprofundar essa discussão comigo.

# Dia 56 – 3 coisas que fiz para aliviar o estresse em um mesmo dia

Oi Biscoitinhos 🥠 e Bolachinhas 🍪! Tudo bem com vocês?

Quarta-feira a noite e eu não tinha um post pronto pra compartilhar com vocês, mas nem por isso eu deixei de cumprir minha meta de fazer pelo menos uma coisa por dia para aliviar o estresse. Na verdade tem dias que faço 2, 3 as vezes umas 5 coisas diferentes que estão na minha lista de coisas que testei e que funcionam pra controlar o estresse.

🤸🏻‍♀️✨ O dia começou assim: sessão de acupuntura às 8h da manhã. Desde janeiro que venho fazendo sessões de acupuntura semanais. Estes momentos tem representado um pequeno oasis na minha semana. A troca de experiências com minha acupunturista e as manipulação do Qi com as agulhas já me livraram de uma dor no quadril que eu sentia a mais de 5 anos. E atualmente estamos trabalhando alguns aspectos do psiquismo, junto com a tonificação da minha essência e isso tem me ajudado muito a viver este momento de mudança e. transmutação.

No meio da manhã fui conhecer um lugar onde possivelmente farei meus atendimentos como massoterapeuta (massagista) e terapeuta holística. Dar um passo nesse sentido não desestressa em si, mas deu um quentinho no coração. Pois sinto que estou escrevendo um novo capítulo na minha vida.

🤸🏻‍♀️✨ 10h45 foi hora de colocar os pés na grama, deitar um pouco e tomar um solzinho entremeado com a sombra de uma árvore. Foi uma pequena pausa que eu criei no meu dia e usei pra me aproximar do meu companheiro (já que convidei ele pra estar comigo neste momento). Mesmo que tenha sido apenas por 30 minutos este momento foi importante pelo sol, pelos pés em contato com a Terra e pelo tempo de qualidade que passei com uma pessoa que amo. Estas três coisas são muito preciosas e não custam absolutamente nada.

Almocinho em família.

🤸🏻‍♀️✨ Em seguida fui para uma aula presencial de Qi Gong. Qi Gong é uma técnica da Medicina Chinesa de manipulação do Qi (energia vital) é uma espécie de meditação em movimento. Mais 30 minutos de autocuidado e eu estava pronta pra cuidar das minhas tarefas do dia.

Ainda antes de dormir assisti uma série em família. Quando a gente sabe o que é importante na nossa vida, sabe o que é realmente importante mesmo, fica fácil encontrar respiros no dia a dia. Fica fácil perceber que até o momento na frente da TV pode ser um momento bom. Mas quando estamos com a mente agitada, ansiosos com o que há de vir e preocupados com o que passou, quando alimentamos sentimentos de necessidade, de coisas que precisamos ter para que ai sim possamos desfrutar a vida, quando vamos por este caminho, o estresse vai do nosso lado.

# Dia 55 – Como melhorar o humor de fora pra dentro

Oi Biscoitinhos 🥠 e Bolachinhas 🍪! Tudo bem com vocês?

Já percebeu como o estresse pode afetar o seu humor? E o ambiente? O ambiente e as pessoas ao nosso redor também afetam diretamente o nosso humor.

Tente se lembrar de alguma vez em que você estava tranquilo e encontrou com alguém nervoso, inquieto, agitado… se não tiver como sair daquele ambiente, em pouco tempo você pode facilmente começar a experimentar sensações de inquietação e nervosismo. É quase como se este estado de espírito fosse transmitido pelo ar.

Acontece o mesmo com o bom humor. Quando passamos um tempo perto de pessoas que vivem a vida com leveza e fazem graça de coisas triviais experimentamos um pouco dessa leveza e com sorte sorrimos e rimos mais.

Apesar de não termos controle sobre o humor das pessoas que estão ao nosso redor, podemos adotar uma postura aberta para permitir que o universo nos presenteie com pessoas bem humoradas. Seja nos aproximando e convivendo mais com pessoas que já conhecemos, seja conhecendo e fazendo amizade com pessoas que não conhecemos e são, digamos assim: alto astral.

Então, a próxima fez que você perceber uma pessoa engraçada perto de você, gaste um pouco do seu tempo com ela. Puxe papo e observe como você se sente depois de 30 minutos, 1 hora, ou se estiver em um dia de sorte algumas horas de descontração.

Hoje é o dia 55 do desafio de 21, 64 e 81 dias pra desestressar. Se você é novo por aqui, pode querer ler o primeiro post do blog na aba Desestressa ou pode acompanhar por aqui colocando em prática as lições que tenho aprendido sobre a arte de desestressar.

De passagem por Lugar Nenhum

Van Gogh

Há muitos e muitos anos eu inventei Lugar Nenhum. Escrevia crônicas e pequenos contos sobre dores que senti. Falava de amores e de desabores, das palavras que queria proferir. Há muitos e muitos anos eu guardei um mapa pro caso de um dia precisar saber como voltar a Lugar Nenhum. Uma tatuagem pequena escondida sob a roupa pra recordar que um pouco de tristeza e solidão me transportam pra este lugar, em pouco tempo estou envolta com suas pastagens, seus vales, e com a sociedade de Lugar Nenhum.

# Dia 54 – Como seguir quando estamos exaustos?

🤸🏻‍♀️✨ Oi Biscoitinhos 🥠 e Bolachinhas 🍪, como vocês estão hoje?

Não sei se vocês já experimentaram essa sensação dos dias que parecem voar. A gente pisca é segunda, pisca de novo é sexta. As vezes parece que nem dá tempo de começar algo novo. Que o melhor seria deixar o ano acabar…

Não existe receita mágica pra lidar com a exaustão, é preciso encontrar forças no nosso interior. É preciso encontrar a própria motivação para seguir em frente.

A jornada é sempre individual, mesmo quando fazemos isso coletivamente. Mas como fazer quando estamos nos sentindo esgotados, quando nos sentimos sem forças, ou perdidos sem saber por onde começar?

1) Descansar: se estiver exausto, descanse um dia inteiro se for necessário, depois planeje o dia seguinte e se movimente

2) Movimentar-se: se estiver exausto, mas ainda houver energia, se movimente, faça uma caminhada, uma corrida, uma aula experimental de zumb… Atividades aeróbicas modificam a química dos nossos corpos, liberam substâncias que melhoram o humor e dão mais disposição.

Então das duas uma, se você esta exausto e quer seguir em frente: descanse ou se movimente, mas não fique parado fritando em pensamentos.

Este é o dia 54 do desafio de 21, 64 e. 81 dias para desestressar. Falta pouco. para completarmos a segunda meta. E se você é novo por aqui, saiba que pode começar a qualquer momento. Numa segunda feira a noite, numa terça de manhã. O dia mesmo não importa, o que importa é o seu movimento, sua iniciativa, sua força interior.

Vinte e duas

Curvar-se permite a plenitude
Submeter-se permite a retidão
Esvaziar-se permite completar-se
Romper permite a renovação
Possuir pouco permite a aquisição
Possuir muito permite a ganância

Por isso, a pessoa sábia:
Abraça a Unidade e se torna um modelo sob o céu
Não quer brilhar, por isso atinge a iluminação
Não quer nada para si, por isso é resplandecente
Não busca a fama, por isso realiza obras
Não se exalta, por isso cresce
Por não lutar, ninguém pode lutar com ela

Antigamente se dizia:
“Curva-se permite a plenitude”
Como poderiam ser palavras vazias?
Ao alcançar a plenitude encontra-se a Tao

Adaptação livre de distinção de gênero, por Keylla García.

# Dia 53 – A arte de sossegar

🤸🏻‍♀️✨ Eu só quero curtir um sossego…

Já ouviu falar que somos a sociedade do cansaço? Que perdemos o hábito de não fazer nada? Existe uma vibe de produtividade que impera e exige que os desatentos estejam sempre ocupados, inclusive aos finais de semana.

Neste contexto um dia atoa, pode ser visto como um dia perdido.

Algumas horas de papo pro ar, podem ser interpretadas como uma pessoa sem foco na vida.

Mas nem sempre foi assim. E quando você para pra cuidar de si, pode acabar percebendo que tem dia em que não fazer absolutamente nada, pode ser uma forma de fazer algo pelo seu próprio bem estar.

Pra cultivar a arte do sossego, precisamos nos desprender do relógio, abusar da espontaneidade e deixar o planejamento pra lá, pelo menos por um dia.

Quem curte um sossego ou precisa aprender a sossegar deixa um comentário aqui pra gente conversar.

# Dia 52 – Como encontrar forças no seu interior?

Existem dias em que o estresse emocional pode ser experienciado de forma mais pesada. É o caso de pessoas que lidam com o diagnóstico de varias doenças sérias como doenças autoimunes, tumores, doenças incapacitantes, entre tantas outras. Em casos assim, alguns médicos orientam seus pacientes a encontrar formas de aliviar o estresse, para que a preocupação com o diagnóstico não abale o sistema imunológico e acabe por piorar o quadro do paciente.

Mas o que fazer quando estamos nessa situação de sobrecargar física e emocional? Como lidar com os pensamentos repetitivos e a preocupação? Como lidar com sentimentos de culpa e vergonha?

Falo de culpa e vergonha, porque uma doença pode ser experienciada na mente como uma derrota. Estes sentimentos também podem dificultar o diálogo com as pessoas com quem convive e que formam a base de apoio daquela pessoa. A autora Brené Brown estudou por 12 anos os sentimentos de culpa e vergonha e publicou vários livros a respeito. Em uma tradução livre de uma de suas frases celebres ela nos apresenta a seguinte solução:

“Converse consigo mesmo da mesma forma que você falaria com uma pessoa que ama, como se estivesse tentando encoraja-la no meio de um desastre.”

Existem dois pontos muito importantes nessa recomendação o primeiro é se acolher, falar consigo mesmo com amor. E o segundo ponto é encorajar alguém que esta no meio de um desastre, e esse alguém é você mesmo.

Eu fiz este exercício, em um dia bem sombrio de tempestade interior. Desde o final de 2020 até o presente momento em agosto de 2021 vivenciei alguns episódios de estresses relativos a possíveis diagnósticos… Digo possíveis pois continuo buscando uma resposta. É por isso que mais uma vez eu venho falar da minha própria vivencia por aqui. E acredito que falar com base em minhas experiências pode realmente ajudar alguém que esta passando por algum momento semelhante e desafiador. Quando estiver em um dia de tempestade interior escreva uma carta para si mesmo, seguindo a recomendação da Brené Brown.

Eu fiz isso e foi como uma terapia. Percebi que eu não costumo falar comigo mesma de forma amorosa e muito menos costumo me encorajar. Percebi que tirar um momento para escrever uma carta amorosa me encorajando em um momento em que estou me sentindo tão sobrecarregada e estressada deu um alívio. Foi bom ler coisas boas ao meu respeito. Foi bom perceber que por mais que eu não exercite tanto falar comigo mesma de forma amorosa, quando decidi fazer isso percebi que tenho uma autoimagem positiva sobre mim mesma e fazer esta conexão por si só me ajudou a acalmar minha mente e desestressar

É por isso que no dia 52 do desafio de 21, 64 e 81 dias para desestressar a minha sugestão para aliviar o estresse emocional é: “Escreva uma carta para si mesmo, como se você escrevesse para uma pessoa que ama, como se estivesse tentando encoraja-la no meio de um desastre.”

As 9 lições que aprendi em 81 dias – # Dia 51

Oi Biscoitinhos 🥠 e Bolachinhas 🍪, tô tão feliz de ter chegado até aqui!

81 dias fazendo pelo menos 1 coisa para aliviar o meu estresse me faz ter certeza que não posso parar por aqui. Eu ainda não alcancei tudo o que planejei pra mim. E sei que se eu me descuidar é muito fácil voltar aos hábitos de antes. São anos vivendo sem praticar meditação diariamente, sem me exercitar e vivendo muitas vezes no modo automático.

Hoje vou compartilhar algumas lições que aprendi na minha jornada.

🤸🏻‍♀️✨ 1) Aliviar o estresse é algo que só você pode fazer por você mesmo.

🤸🏻‍♀️✨ 2) Terapias alternativas ajudam muito! E algumas delas eu pretendo manter na minha rotina por toda a vida: acupuntura, massagem, moxabustão, ventosaterapia, experimentação sensorial.

🤸🏻‍♀️✨ 3) É preciso trabalhar o corpo, a flexibilidade no corpo, a postura no corpo, a força no corpo. Tudo o que você faz no corpo se reflete na mente: flexibilidade na mente, a postura na mente, a força de vontade na mente.

🤸🏻‍♀️✨ 4) Registrar a jornada: O estresse afeta a memória e cultivar o hábito de pausar por um momento, relembrar e anotar o que fez no dia, o que você fez por você naquele dia e como se sentiu é essencial para perceber as transformações que estão acontecendo com você.

🤸🏻‍♀️✨ 5) O estresse é natural e sempre vai aparecer na vida, não dá pra mudar isso, mas dá pra mudar a forma como lidamos com o estresse e a forma como cuidamos de nós mesmos.

🤸🏻‍♀️✨ 6) Persistência: É seguir fazendo mesmo quando não tem ninguém olhando. É seguir no propósito mesmo quando tá cansado. É seguir focado mesmo depois de ter uma crise nervosa.

🤸🏻‍♀️✨ 7) Quando você se pegar rindo com leveza, pode saber que esta fazendo a coisa certa.

Vocês não fazem idéia de como eu queria rir mais, eu sou tão séria, que as vezes, quando estou concentrada eu tenho o hábito de franzir a testa o que me deixa mais séria ainda… Nos últimos 10 dias eu percebi que: eu tô lá falando alguma coisa e surge uma risada gostosa no meio da minha fala, será que são as endorfinas me deixando mais feliz?

🤸🏻‍♀️✨ 8) Você é o que você come, alimentação é uma das bases da medicina chinesa. O alimento é sagrado por nutrir corpo e mente. Sem exageros, busque o equilíbrio.Tem comida que faz mal e você sabe que faz mal (coca-cola, mc donalds, chips), tem comida que faz bem e você sabe que faz bem, geralmente ela vem do sacolão e se for orgânica melhor ainda.

🤸🏻‍♀️✨ 9) A jornada é infinita e quanto mais você persiste, mais natural é a vontade de ver até onde você vai chegar. Mesmo nos dias difíceis, nos dias em que tiver de lidar com o inesperado. Ainda assim, saiba que tudo foi necessário para você aprender a arte de desestressar.

No mais Biscoitinhos e Bolachinhas, tô feliz demais de vocês estarem aqui comigo. Espero que sigam comigo e apoiem a minha jornada compartilhando este post com pessoas estressadas, aquelas pessoas queridas que você conhece e que podem sim aproveitar muito mais a vida se começarem a desestressar agora.

Hoje é o dia 51 do desafio de 21, 64 e 81 dias pra desestressar. Em que dia você esta?

# Dia 50 – Tudo bem ir no seu ritmo, o importante é não parar.

Oi Biscoitinhos 🥠 e Bolachinhas 🍪! Tudo bem por ai?

É tão comum a gente se cobrar, estamos quase sempre nos comparando com outras pessoas. O lugar que o outro ocupa, a produtividade, o sucesso, a força, a trajetória… E a real é que não tem como saber realmente como é a vida do outro daqui da onde eu ou você esta.

A vida do outro é sempre um recorte do que ele quer mostrar. É impossível mostrar todas as facetas ao mesmo tempo e o tempo todo. Ainda mais quando este mostrar acontece no ambiente online. Então a minha reflexão pra esta quinta feira é, pare um instante. Pare de se comparar, e observe a sua própria jornada, o seu ritmo, o seu tempo, a sua produtividade.

É preciso tirar o foco do outro e colocar em nós mesmos. Isso pode fazer toda a diferença em qualquer projeto que você iniciar.

Eu comecei a fazer uma coisa por dia para desestressar no dia 01 de junho de 2021, hoje eu completo 80 dias, e sabe de uma coisa? O ritmo mudou ao longo do caminho. A minha energia vital também se alterou, teve dias mais ativos e dias mais introspectivos. O que eu guardo como um aprendizado enorme, foi criar o hábito de me ouvir, de nutrir aquele aspecto que estava sendo necessário naquele instante.

As vezes eu me cobro (quase sempre, estou desconstruindo isso), as vezes eu me comparo. Mas quando percebo que minha mente esta indo por estes caminhos, eu paro por um instante e abandono essa atitude, no meu ritmo vou aliviando pouco a pouco a carga de estresse emocional que experiencio no meu dia.

No final do dia as escolhas que fiz me recarregam ou me esgotam, e todo dia é uma chance nova de fazer escolhas diferentes.

# Dia 49 – Três formas extrovertidas de aliviar o estresse

Oi Biscoitinhos 🥠 e Bolachinhas 🍪! Tudo bem por ai?

🤸🏻‍♀️✨ Uma atividade tem grande potencial de aliviar o estresse quando faz você utilizar a respiração consciente, a criatividade e quando promove interações sociais.

Atualmente estou me aventurando a aprender Kung Fu. Escolhi esta arte marcial por alguns motivos.

🤸🏻‍♀️✨ As artes marciais orientais são atividades físicas integrais que trabalham corpo e mente através de movimentos sincronizados com a respiração. As posturas e golpes de luta e defesa aliviam a tensão e promovem uma linguagem corporal positiva; além disso os praticantes experimentam um senso de pertencimento e comunidade.

Outro motivo para escolher o Kung Fu foi pra ver na prática a aplica de alguns conceitos da medicina chinesa, como o yin e yang e o Qi (energia vital).

🤸🏻‍♀️✨ Dançar é outra atividade que alivia as tensões. Por ser aeróbica esta atividade libera endorfinas melhorando o humor e o bem estar. A dança também trabalha o ritmo e proporciona contato físico quando praticada á dois ou em grupo.

🤸🏻‍♀️✨ Cantar aciona várias partes do cérebro ao mesmo tempo, trabalha a respiração, a concentração, e a coordenação. Estudos mostram que cantar também produz endorfina, além de melhorar a capacidade pulmonar e ativar o sistema cardiovascular.

Todas as 3 atividades podem ser praticadas na modalidade individual, no entanto, quando praticadas em grupo aumentamos o potencial de alivio e gerenciamento do estresse por causa do convívio e interação social.

🤸🏻‍♀️✨ Qual destas atividades te chama mais atenção hoje? Que tal marcar uma aula experimental?

Hoje é o dia 49 da jornada de 21, 64 e 81 dias pra desestressar, quando você experimentar alguma dessas sugestões, não se esqueça de anotar no caderno o que você fez e como se sentiu, ok?

# Dia 48 – Como ter mais foco pra alcançar seus objetivos?

🤸🏻‍♀️✨ Foco Biscoitinho 🥠 e Bolachinhas 🍪, a dica de hoje é pra ajudar vocês a desestressar é trabalhar o foco!

🤸🏻‍♀️✨ Uma forma muito eficaz de aumentar sua capacidade de focar nos objetivos é praticar exercícios físicos que trabalham o foco.

Por isso a minha sugestão de hoje pra desestressar e de quebra aumentar sua capacidade cognitiva de focar é aula online gratuita de yoga delícia!

Eu descobri o canal do youtube da Pri Leite em 2020 na pandemia da Covid-19 e me identifiquei muito com a didática das aulas dela. É por isso que de tempos em tempos eu coloco. uma sugestão de aula dela aqui.

Hoje é o dia 48 do desafio de 21, 64 e 81 dias pra desestressar. Eu estou no meu dia 78 e você, em que dia esta?

Vinte e três

Falar pouco é natural


Uma forte ventania não dura a manhã inteira
Uma tempestade não dura o dia todo

Quem produz essas coisas?
O Céu e a Terra
Se nem o Céu e a Terra podem produzir coisas duráveis
quanto mais a humanidade

Por isso:
A pessoa que segue a Tao, une-se a Tao
A pessoa que segue a Virtude, une-se a Virtude
A pessoa que segue a Perdição, une-se a Perdição

Onde a fé não é suficiente, não há fé alguma

Adaptação livre de distinção de gênero, por Keylla García.

# Dia 47 – Demonstre constância

Oi Biscoitinhos 🥠 e Bolachinhas 🍪, tudo bem por ai? Sabe, tem exatos 77 dias que comecei a fazer pelo menos uma coisa por dia pra aliviar meu estresse.

🤸🏻‍♀️✨A lição mais importante que aprendi até aqui foi sobre persistir.

Continuar fazendo o que estou fazendo mesmo quando parece que não faz mais sentido. Seguir com o propósito de cuidar de mim mesma, mesmo quando não tem ninguém olhando.Me responsabilizar pelo que faço e pelo que deixo de fazer todos os dias.

Segunda-feira tem esse estigma de ser um bom dia pra começar um novo hábito… mas não é bem assim, não existe isso de melhor dia, existe a decisão e a persistência.

Estou bem pertinho de completar os meus 81 dias, no blog estamos na dica do dia 47, quem começou o desafio no início já bateu a primeira meta de 21 dias e precisa insistir mais um pouco pra chegar na segunda meta e completar os 64 dias.

Eu não vou prometer que vai ficar mais fácil, pelo menos até agora não ficou pra mim. Eu percebo que todas as práticas de autocuidado que faço na minha rotina, todas elas, ainda não se tornaram um hábito.

São 36 anos vivendo no automático, sem perceber como o estresse moldou meus comportamentos até agora. Pode não ter ficado mais fácil ainda, mas com certeza ficou melhor. Eu sei disso, porque estou rindo mais. Me pego falando e dando risada ao mesmo tempo. E sempre que eu experimento uma injeção de serotonina ou vejo que não explodi numa situação que possivelmente me tiraria do sério a três meses atrás isso me motiva e me faz querer continuar.

🤸🏻‍♀️✨ É por isso que vou começar a semana falando sobre persistir. Quem vem comigo?

# Dia 46 É com pausas que a gente equilibra a vida

🤸🏻‍♀️✨ Pausas são necessárias, pausas são merecidas, é com pausas que a gente equilibra a vida.

Estou migrando de profissão. Desde 2012 que trabalho como videomaker com foco em casamentos. Isso significa longas jornadas de trabalho nos finais de semana. Também significa lidar constantemente com a ansiedade dos casais que querem, cada vez mais, que as fotos e os videos gravados sejam editados e entregues no mesmo dia ou no mais tardar no domingo, o dia seguinte.

Havia 3 anos que eu queria desalecerar dessa rotina pra estudar acupuntura. Um curso presencial que acontecia uma vez por mês no final de semana. Me planejei pra 2020. O primeiro mês foi presencial, o segundo foi adiado, o terceiro migrou pro online aula sincrona por conta da Covid-19.

Desde então tenho aprendido na pele a importância de desacelerar, de pausar, de descansar. As coisas boas da vida consideram o tempo, esse imediatismo que te coloca em alerta, em constante estado de estresse simplesmente não faz bem. A ciência e a medicina já comprovaram que o estresse crônico gera inflamação crônica no corpo e nenhum dos dois faz bem pra saúde. Então porque seguimos como sociedade no automático sem questionar?

Eu não tenho essa resposta, tenho apenas a minha decisão de desacelerar e de perceber que viver assim não faz sentido pra mim.

Ontem eu fiz um freela de videomaker para um casamento em Tiradentes. Sai de casa as 9h da manhã e voltei meia noite e 50 minutos. Hoje eu estava, como esperava, muida. Sentido varias dores… ombros, braços, pernas, lombar… um dia azul lindo, que me fez querer pegar leve, tomar um café da manhã demorado, abrir uma cerveja antes do almoço e me permitir descansar. Se não fosse um freela, eu teria de lidar com a seguinte questão: – Meus colegas de profissão editam fotos e um pequeno video de um minuto no domingo para enviar no final do dia pro casal que casou ontem. Devo fazer isso? Posso me permitir descansar?

Compartilho isso com vocês Biscoitinhos e Bolachinhas, apenas como um recorte da minha realidade. O que faz sentido pra mim hoje é buscar formas de desacelerar, se precisa ser imediato, instantâneo e sem tempo, não faz mais sentido pra mim.

Estou em transição, eu sei… toda transformação quando é gradual é mais suave, quando é abrupta pode mudar novamente de novo. Gradual é bom, ter tempo é bom… Buscar sentido é bom e aproveitar o domingo…. aproveitar o domingo também é bom 🤸🏻‍♀️✨

# Dia 45 – Por que incluir uma atividade física na rotina pode ser tão difícil?

Oi Biscoitinhos 🥠 e Bolachinhas 🍪! Como vocês estão?

Quem clicou neste post buscando por uma resposta, saiba que eu me faço essa pergunta a muitos anos. Incluir novos hábitos na rotina é difícil e ponto. Exige força de vontade e determinação.

Vou ser bem sincera, eu tento desde a época da faculdade, já fiz pilates e amei, até que fritei e larguei. Fiz yoga e o mesmo aconteceu, fiz academia e não peguei gosto… Fiz yoga em casa na pandemia e a prática virou uma montanha russa de temporadinhas frequentes com semanas sedentárias…

Eu estou no meu dia 75, isso mesmo. Estou quase chegando nos 81 dias da minha jornada pra desestressar e até agora praticar uma atividade física regularmente não se tornou um hábito. Mas nem por isso eu desisti. Nas últimas semanas, meditação (quietude) e atividade física (movimento) estão martelando na minha cabeça. Minha intuição praticamente fica gritando no meu interior pra eu fazer essas duas coisas. E como eu falo pra vocês desde o início, ouvir minha intuição é o que tem guiado meus passos até aqui.

Foi assim, que no início da semana eu decidi fazer uma aula experimental de Kung Fu. Eu queria Kung Fu ou Aikido, mas o universo escolheu por mim o Kung Fu e colocou no meu caminho uma academia de 300m2 quadrados com 4 alunos exatamente no horário que eu tenho disponível.

Foi assim que na sexta-feira eu fiz uma aula experimental e me matriculei 🤸🏻‍♀️✨.

Quando eu sai da academia eu percebi que estava me sentido bem, que ao invés de cansada eu estava com muita energia e disposição. E eu gastei energia, pois cheguei em casa e enquanto contava pro Serginho como eu tava me sentido fui arrumando um lancho caprichado pra matar a fome.

🤸🏻‍♀️✨ Todo novo hábito é difícil de ser integrado na vida, essa é a melhor resposta que posso dar pra vocês. É preciso insistir, tentar de novo, tentar coisas diferentes e persistir. Eu não sei se é o Kung Fu a atividade física que vai me tirar do sedentarismo. Mas só tem um jeito de saber, experimentando.

# Dia 44 Por que o trabalho voluntário alivia o estresse?

🤸🏻‍♀️✨ Somos seres sociais Biscoitinhos e Bolachinhas, existindo em coletivo com seres humanos, com animais, plantas, com bacterias, leveduras, cogumelos, com rochas, rios e geleiras.

Quando você faz o bem pra alguém seja desenvolvendo um trabalho voluntário e social, seja se engajando ativamente com alguma causa que faça sentido pra você, isso tem uma ação positiva no seu sistema nervoso e favorece uma visão positiva da vida.

Quando ajudamos alguém isso aciona um mecanismo de recompensa no nosso cérebro e promove pensamentos positivos em relação a vida.

Minha primeira formação é como Bióloga e eu sempre gostei de estudar a evolução, esse mecanismo de recompensa me faz refletir em como ajudar outras formas de vida nos ajudou a chegar até aqui.

Já pensou nisso?

🤸🏻‍♀️✨ E não custa lembrar, tudo o que te faz sentir bem alivia o estresse.

Hoje é o dia 44 da jornada de 21, 64 e 81 dias pra desestressar. Estou feliz por você estar aqui comigo.

# Dia 43 – Permita-se descansar

Oi Biscoitinhos 🥠 e Bolachinhas 🍪, tudo bem por ai?

Já sentiu um cansaço desses que não dá vontade de fazer mais nada?

Você sabia que a sua motivação em continuar fazendo o que você precisa fazer (seja trabalhar ou estudar) diminui quando você se sente sobrecarregado?

🤸🏻‍♀️✨ A motivação pode ser recuperada se você pausar e descansar um pouco.

Existem pausas que são feitas em movimento, inclua uma atividade física na sua rotina.

Faça pausas em silêncio, experimente a meditação, a atenção plena e o Qi Gong.

Quando você se sente estressado por muito tempo perde a capacidade de recuperar a motivação ao descansar por um curto período de tempo.

Fazer pausas ao longo do dia pode aumentar sua motivação e consequentemente aumentar sua produtividade.

Pausas não incluem manter os olhos na tela do celular. Pra pausar é preciso deixar as redes sociais de lado e desconectar.

🤸🏻‍♀️✨ Antes de se sentir sobrecarregado, aprenda a desestressar.

🤸🏻‍♀️✨ Permita-se descansar.

Se este conteúdo esta sendo útil pra você, considere enviar este post pra uma pessoa que precisa descansar também.